O sódio é um componente vital do organismo. Está presente nos vários tipos de sal e em alguns alimentos. É essencial para a manutenção de funções fisiológicas do organismo, como transmissão nervosa, contração muscular, manutenção da pressão arterial e equilíbrios de fluídos e ácido básico.

 

Todas essas funções essenciais, entretanto, necessitam de uma dose limitada da substância, e, assim como tudo na vida, se for demais, faz mal.

 

O consumo excessivo pode aumentar o risco de hipertensão, doenças cardiovasculares, derrame cerebral (AVC), osteoporose, câncer no estômago, catarata, entre outros. Por esse motivo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) aconselha a ingestão máxima de dois gramas de sódio por dia (ou uma colher de chá).

tipos de sal
Marinho, light e grosso são variedades do sal que você pode encontrar em mercados. Foto: iStock, Getty Images

E atenção, o sódio que você consome diariamente não é apenas aquele ingrediente do sal de cozinha. Ele está presente não só nos infinitos tipos de sal, e em quantidades diferentes, mas também em vários alimentos in natura.

 

Tipos de sal

Conheça alguns dos tipos de sal que você pode encontrar nos estabelecimentos de compra.

1. Sal de cozinha refinado

De todos os tipos de sal, é o mais comum. Tem 60% de cloreto e 40% de sódio. É obtido por evaporação da água do mar. Por exigência do Ministério da Saúde, é suplementado com iodo para evitar doenças como bócio e o hipotireoidismo. Cada grama possui 400mg de sódio.

 

2. Sal grosso

Tem a mesma composição do sal de cozinha, mas sem o refinamento. É utilizado para temperar carnes, peixes entre outros. Possui também 400mg de sódio para 1g de sal.

 

3. Sal light

Tem metade de cloreto de sódio e a outra metade de cloreto de potássio. É considerado um sal mais saudável, que equilibra o efeito de retenção de líquido e efeito diurético. Não é recomendado para pessoas com problemas renais. Cada 1g de sal light possui 197mg de sódio.

 

4. Sal marinho

Extraído da evaporação da água marinha, mas com um refinamento mais grosseiro, por isso mantém mais minerais. 1g possui 420mg de sódio.

 

5. Sal defumado

É defumado com a queima de barris de carvalho usados no envelhecimento de vinhos. 1g contém 395mg de sódio. Entre todos os tipos de sal é um dos mais caros.

 

6. Sal líquido

É dissolvido em água mineral e usado em forma de spray. Por isso, salga de maneira mais uniforme e auxilia no menor consumo de sódio. 1ml de sal líquido possui 110mg de sódio.

 

7. Sal temperado

É feito com ervas e por isso oferece mais sabor aos alimentos, utilizando menor quantidade de sal.

 

Tipos de sal: receita temperada

Confira uma receita de sal temperado para usar no dia a dia.

Ingredientes:

– Sal grosso (que sobrou do salgamento da carne, peixe ou frango)

–  Suco das carnes

–  Ervas finas desidratadas

– Noz mozcada

Modo de preparo:

Coloque o sal em uma forma (junto com o suco das carnes). Leve ao forno e deixe secar até que o suco seja absorvido totalmente pelo sal.

 

Depois, junte em um processador ou no liquidificador uma xícara desse sal grosso, com ervas finas desidratadas. Adicione uma colher de noz moscada e bata tudo até que todos os ingredientes fiquem bem misturados e finos. Utilize para temperar todos os pratos.

Se você preferir, não precisa usar o sal grosso, a receita pode ser feita com sal fino, sal marinho ou sal light. Você também pode variar as ervas para ter sabores diferentes.

 

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