Receitas

Abobrinha no forno: aprenda a preparar uma receita saudável

Por Redação Doutíssima 29/07/2015

Quando se segue uma dieta, é necessário buscar alimentos pouco calóricos e versáteis para incluir no cardápio. A abobrinha no forno é uma opção ideal para garantir nutrientes, vitaminas e inúmeros outros benefícios à saúde. Para os hipertensos, esse vegetal ajuda a regular a pressão, em função da vitamina B3 da sua composição.

 

Na Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, arqueologistas descobriram as primeiras raízes da abobrinha. Ela teria sido um alimento consumido pelos povos da América Central desde 5500 a.C.

abobrinha no forno

Rica em nutrientes, a abobrinha é um vegetal que pode ser consumido cru ou assado. Foto: iStock, Getty Images

Além disso, a pesquisa detectou no vegetal uma substância chamada tripsina, usada no combate ao câncer. Prepare uma receita de abobrinha no forno e desfrute de todos os benefícios.

 

Abobrinha no forno ou in natura: qual o melhor?

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) divide o alimento em duas fases de crescimento. Quando colhido verde, o legume é chamado abobrinha. Porém, se ele se desenvolve, forma a abóbora. Ambos são o mesmo vegetal, porém com colheitas realizadas em períodos diferentes.

 

Não importa se a receita é de abobrinha no forno ou com o alimento cru, pois as duas formas oferecem benefícios. Fonte natural de betacaroteno, o vegetal é considerado um antioxidante composto por vitaminas e ácido fólico. Como é formado por, aproximadamente, 90% de água, é pouco energético. Em uma xícara de chá, estão presentes apenas 18 calorias.

 

Fibras e vitaminas A e C não faltam no vegetal. Porém, quando cozido, ele perde muito das suas propriedades, sendo que o consumo in natura é mais recomendável por isso. No entanto, os benefícios não se desfazem. Seja assada ou cozida, a abobrinha mantém seu alto valor proteico e de carboidratos, que possibilitam um bom funcionamento intestinal.

 

As recomendações da Embrapa orientam a armazenar o alimento com cabo, pois assim ele não perde sua composição natural. As safras acontecem principalmente no inverno e na primavera, entre os meses de julho e dezembro.

 

abobrinha no forno 

Conheça a receita de abobrinha no forno

Separe cenoura, tomate, cebola, azeitonas, milho, ervilha, queijo, ovos, pimenta, orégano e uma abobrinha no forno. Essa forma de consumir o vegetal garante ainda mais nutrientes, sendo ideal para o almoço ou jantar.

 

Ingredientes:

 

– 2 abobrinhas cortadas em cubos

– 1 cenoura pequena ralada

– 1 tomate picado

– 1 cebola picada

– Azeitonas picadas a gosto

– Milho verde a gosto

– Ervilhas a gosto

– Muçarela picada a gosto

– 2 ovos batidos

– 1 pitada de pimenta do reino

– Orégano

– Sal a gosto

 

Modo de preparo:

 

Coloque óleo em uma panela e frite a cebola levemente. Ponha a abobrinha em cubos junto com a cenoura ralada e o tomate picado. Vá temperando com sal e pimenta a seu gosto, deixando refogar por alguns minutos.

 

Assim que a primeira parte da receita estiver refogada, ponha milho, ervilha e azeitonas picadas, misturando tudo. Coloque em um recipiente refratário e guarde.

 

Bata os dois ovos e despeje sobre a abobrinha no recipiente guardado. Coloque o queijo e orégano sobre tudo. Leve ao forno pré-aquecido em 180ºC por cinco ou 10 minutos.

 

Fique observando até que os ovos estejam bem cozidos. Sirva com salada ou cereais naturais. Essa receita de abobrinha no forno rende 10 porções.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!