Receitas

Veja 4 receitas de São Paulo que são certeza de sucesso à mesa

Por Redação Doutíssima 08/11/2014

São Paulo: terra da garoa, do café, de bandeirantes e jesuítas. Talvez esse seja o estado onde os indígenas mais contribuíram na gastronomia. As receitas de São Paulo têm como base mandioca, milho, cará, feijão, jabuticaba, araçá, pitanga e cambuci – todos heranças dos tupiniquins.

receitas-de-São-Paulo

Rosbife é uma receita muito popular nos restaurantes paulistas. Foto: iStock, Getty Images

Mas o estado mais próspero do país também foi colonizado por outros povos, como japoneses, italianos, judeus, espanhóis, portugueses – e todos, à sua maneira, contribuíram para que a gastronomia paulistana fosse uma das mais variadas do país.

Confira 4 receitas de São Paulo que vão te deixar com água na boca

1. Cuscuz Paulista

Tempere 250 gramas de camarões limpos, com sal, pimenta do reino e limão. Refogue os camarões numa panela com óleo, três tomates picados, sem pele e sem sementes, cebola e salsa picada – a salsa é um tempero que não pode faltar nas receitas de São Paulo.

Acrescente 6 xícaras de água ao refogado e deixe ferver. Em seguida, adicione meia xícara de azeitona verde, ervilha e 4 xícaras de polenta, mexendo sempre. Assim que estiver pronta, deixe descansar por 15 minutos e sirva em prato raso.

2. Frango à Pauliceia

O Frango à Pauliceia é um dos pratos mais apreciados pelo paulistano. Para prepará-lo, você precisa desossar 4 peitos e 4 coxas de frango e temperá-los em vinha d’alho (vinho branco, alho, pimenta do reino, colorau, azeite e hortelã) por no mínimo 4 horas – o ideal é fazer isso de um dia para outro.

Grelhe o frango regando com a vinha d’alho. Em outra panela, refogue um maço de couve em azeite, alho e cebola. Sirva acompanhando o frango e pronto, você tem uma das receitas de São Paulo mais tradicionais.

3. Rosbife com cebola e tomate seco

Rosbife é uma das receitas de São Paulo mais populares nos restaurantes do estado. Em qualquer esquina você encontra este prato tão apreciado pelo paulista. Para fazer um Rosbife com cebola e tomate seco você não levará 30 minutos.

Tempere 1 quilo de filé mignon com um pouco de azeite, pimenta do reino e sal. Numa assadeira, esquente azeite e coloque a carne para dourar em fogo baixo por 15 minutos, virando sempre para o filé não ficar seco.

Após retirar a carne do fogo, na mesma frigideira, refogue duas cebolas cortadas em gomos. Junte o tomate seco e misture junto com vinho e as ervas como tomilho, alecrim e orégano.

4. Bolinho de mandioca com queijo

Paulistano ama petisco, chope e um happy hour, não é mesmo? Este próximo passo é uma das receitas de São Paulo mais degustadas pelos bares da cidade que nunca dorme.

Para fazer bolinhos de mandioca com queijo, descasque 1 quilo de mandioca e corte-a em pedaços – se preferir, você pode comprar pronta no mercado. Cozinhe em panela com água o suficiente para cobri-la. Assim que estiver macia, escorra e amasse.

Misture com um ovo, sal, salsinha e duas xícaras de farinha de trigo. Com as mãos untadas, faça bolinhas colocando dentro uma tirinha da mussarela. Passe cada bolinha em os ovos batidos e depois na farinha de rosca. Frite aos poucos, em óleo bem quente. Sirva quentinho acompanhado de um chope pra lá de gelado.