Zen

Hora da faxina: Aprenda como usar diversos produtos de limpeza

Por Redação Doutíssima 27/01/2015

Cada vez mais encontramos novos produtos de limpeza nas prateleiras dos supermercados. Comerciais de televisão, banners espalhados pela internet e folders impressos também dão conta de um grande número de lançamentos de produtos de limpeza que usam as novas tecnologias para facilitar o dia a dia das donas de casa e secretárias do lar. Com tantas novidades, vale a pena saber ao certo como usar cada tipo de produto para conquistar o objetivo desejado e não arriscar a saúde ou estragar os moveis, por exemplo, usando o produto certo para cada tipo de atividade de limpeza. Confira algumas dicas de como usar o produto certo.

produtos de limpeza

Foto: shutterstock; Confira os produtos de limpeza que devem ter em toda casa

Como usar os diversos produtos de limpeza:

A variedade de produtos de limpeza disponíveis atualmente é algo realmente incrível. Mas como saber qual o produto certo para cada tipo de aplicação? Vejamos:

Água sanitária – Este é um produto bastante conhecido e largamente utilizado pelas donas de casa há muitos anos. Contudo, ainda existe quem fique em dúvida de como usar este produto. Vale dizer que a água sanitária é um desinfetante que contém cloro ativo. Isto quer dizer que é ótimo para desinfetar banheiros, tirar mofo ou bolor de paredes e até mesmo ser usada na lavagem e branqueamento de roupas. Portanto, jamais utilize este produto na lavagem de roupas coloridas e, quando estiver utilizando, use luvas para não danificar as mãos. Tome cuidado para não manchar as roupas que estiver usando enquanto aplica o produto e procure utiliza-lo em locais bem arejados, pois o cheiro do cloro pode irritar a garganta e as vias aéreas.

Desinfetantes – Os desinfetantes são excelentes aliados na limpeza da casa. Hoje em dia é possível encontrar fragrâncias bem mais interessantes do que os típicos perfumes de pinho ou eucalipto. Use desinfetantes para lavar o banheiro e o piso da casa ou da garagem. Aplique o desinfetante puro em vasos e pias sanitários. Para passar no piso, coloque um pouco de desinfetante em um balde com água e utilize um pano enrolado em um rodo.

Desengordurantes – Os desengordurantes são produtos específicos para serem usados na cozinha. Aplique pequenas quantidades no fogão ou na geladeira e em armários. Em seguida, utilize uma esponja ou pano de limpeza para retirar as manchas de gordura e o excesso de produto. Passe um pano limpo e úmido no local para retirar totalmente o produto e deixar o ambiente brilhando novamente.

Limpa vidros – Assim como o nome já diz, a finalidade deste produto é retirar a sujeira e a gordura nos vidros e espelhos de forma bastante eficaz. Basta borrifar o limpa vidros no local que deseja limpar e passar um pano seco e limpo.

Detergente liquido – O detergente liquido é um grande aliado na hora de lavar louças, mas também pode ser usado na limpeza de pisos frios, além de pias e vasos sanitários. Basta colocar poucas gotas do produto no lado macio de uma esponja e passar no local. Em seguida, enxague com água limpa ou um pano úmido.

Sapólios – Os sapólios podem ser encontrados em forma de pó ou creme. São produtos específicos para retirar sujeiras mais difíceis de serem removidas, como superfícies de fogões e grelhas. Para utilizar este tipo de produto, aplique uma pequena quantidade e retire com um pano limpo ou esponja. Cuidado para não riscar as superfícies, principalmente se forem de inox.

Limpadores – Este produtos costumam ter perfumes agradáveis e ajudam na limpeza de todos os ambientes da casa, podendo ser aplicados no chão, em paredes e azulejos. Para lavar superfícies com sujeiras mais resistentes, aplique o produto puro com um pano ou esponja. Para limpar pisos, utilize-os em um balde com água.

produtos de limpeza

Foto: Shutterstock; Confira os cuidados que devemos ter com produtos de limpeza

Descubra agora todos os cuidados que devemos ter ao usar produtos de limpeza:

1 – Você deve sempre tomar cuidado com o lugar onde você guarda os seus produtos de limpeza, pois uma das principais razões de acidentes domésticos é devido ao seu uso inapropriado. Pense em guardá-los em algum lugar longe das crianças, como um armário, de preferência trancado, ou se não uma caixa, em uma altura suficiente fora de alcance para que elas não possam ter acesso, o álcool e a água sanitária, por exemplo, possuem um risco enorme na mão de crianças.

2 – Antes de usar qualquer produto de limpeza leia sempre o rótulo para ter certeza da quantidade que pode ser usada, a onde você pode usá-lo e principalmente seguir todos os conselhos dados.

3 – Sempre que necessário use equipamentos para evitar acidentes, isso quer dizer, luvas, avental, e tudo que o rótulo esta indicando você deve seguir. Acidente com produtos de limpeza pode levar a sérios problemas como queimaduras na pele e até cegueira e em alguns casos à morte.

4 – Tome sempre cuidado com os produtos voláteis, como o álcool. Você nunca pode deixá-los perto de fogões ou churrasqueiras, ou qualquer outro lugar que contenha fogo ou faíscas.

É extremamente importante lembrar que se caso a criança ingerir qualquer tipo de líquido tóxico você deve imediatamente acionar o corpo de bombeiros ou a Samu. Outra medida que pode ser tomada é levá-la ao pronto socorro mais próximo do local a onde houve o acidente.

Você pode encontrar muitas dicas sobre o uso de produtos de limpeza na sua casa aqui.