Bem-Estar > Motivação

Lista de supermercado: não saia de casa sem ela

Por Redação Fortíssima 23/03/2016

O orçamento está apertado e é hora de controlar melhor os gastos? Uma alternativa é usar a lista de supermercado como sua aliada. Afinal, os gastos ocm alimentação estão entre os que mais pesam na renda familiar. 

Com tudo anotado na ponta do lápis, fica mais fácil não cair na tentação de comprar aquele lançamento ou o produto que está com uma promoção incrível, mas que você nem precisa naquele momento.

Lista de supermercado para organizar os gastos

Você quer comer alimentos saudáveis, ser disciplinado e se manter dentro de um orçamento? Comece pela lista de compras. Se você sair de casa e ir ao supermercado sem ela, são grandes as chances de que gaste em excesso e se arrependa mais tarde.

Um estudo publicado no Journal of Nutrition Education and Behavior investigou cerca de 1.300 pessoas quanto ao hábito de fazer compras com lista ou não: apenas 17% delas realmente se planejavam e anotavam. O resultado? Uma média de 2,5 quilos a menos em produtos.

Isso sem falar na economia de tempo. Estando tudo devidamente esquematizado, você não irá desperdiçar incontáveis minutos vagando pela loja e refletindo sobre o que realmente precisa. Ou seja, é só colocar os produtos no carrinho e pronto.

Preparar-se para as compras também permite que você controle exageros. Quando se compra por instinto, muitas vezes acontece de adquirir coisas em grandes quantidades, que costumam ser desnecessárias. Isso evita que você precise jogar os produtos fora porque eles venceram antes do consumo ocorrer. 

Lista de supermercado nas compras

A lista ajuda a focar no que realmente importa. Foto: iStock, Getty Images

Como preparar a sua lista de supermercado

Para nunca sair de casa desprevenido, é importante planejar com antecedência. É fundamental ainda ter uma noção do cardápio semanal da família para saber o que você vai precisar. A partir daí, algumas dicas podem ajudar a fazer a lista de supermercado funcionar.

  • Defina um orçamento antes de ir ao supermercado

Decida quanto você está disposto a gastar antes de sair da casa. Isso faz toda a diferença nas compras. Aproveite e leve uma calculadora (ou use a do celular) para acompanhar a evolução dos gastos.

  • Separe em categorias

Procure pensar em categorias na sua lista. Pense em alimentos refrigerados, mantimentos de mercearia e produtos de higiene, por exemplo. Seja específico. Isso pode poupar muito tempo nos corredores.

  • Comece com o básico

Os primeiros itens que a lista deve conter são as coisas essenciais na alimentação da família. Dessa forma, se você extrapolar o orçamento, pode excluir os adicionais e deixá-los para o próximo mercado.

  • Mantenha-se no planejamento

Se você quer comprar refrigerante e chocolate, pelo menos se certifique que eles estavam planejados nas compras ao invés de pegá-los por compulsão. Seja específico com as quantidades de cada item que você vai comprar.

  • Não saia de casa com fome

Você já ouviu isso antes, mas vale a pena repetir. É uma péssima ideia andar em um supermercado com a sua barriga roncando. Sim, isso realmente é capaz de torná-lo vulnerável a comprar qualquer coisa – e definitivamente colocar por água abaixo todo planejamento prévio.

E você, como se organiza para ir ao supermercado? Conte para a gente!