[the_ad_group id="16401"]
Bem-Estar > Motivação

As melhores dicas para entrevista de emprego

Por Redação Fortíssima 18/05/2016

Por que você deixou o último trabalho? Quais são os seus objetivos? Essas são apenas algumas das perguntas que vão surgir no seu caminho ao buscar uma recolocação no mercado. Ou seja, vale conferir algumas dicas para entrevista de emprego e estar preparado.

Dicas para entrevista de emprego

Conhecer um pouco sobre a empresa pode fazer a diferença. Foto: iStock, Getty Images

Dicas para entrevista de emprego

Antes de se candidatar a uma vaga de emprego, pesquise sobre ela.  Vale analisar como seria seu deslocamento, filosofia da empresa e funções que exercerá dentro dessa organização. Um dos piores erros que se pode cometer é iniciar em um lugar que não tem nada a ver como você.

Reflita sobre o motivo de estar se candidatando e o que pode oferecer para a empresa. Como trabalhar nessa organização pode ser benéfico para você? Se a sua resposta for além das vantagens financeiras, então é possível seguir para a próxima fase e se preparar para a entrevista presencial.

Veja algumas dicas para entrevista de emprego e inicie a sua preparação com cuidado e de maneira dedicada:

1 – É possível fazer previsões do futuro

Quando se trata de entrevista de emprego, certas perguntas tendem a se repetir: como você se descreveria em uma palavra?, Me fale um pouco de você Por que você quer esse trabalho? são as mais comuns. Esteja preparado para falar de si mesmo.

2 – Diferentes formas de responder a uma pergunta

Organize várias perguntas e para cada uma delas formule e escreva três respostas diferentes. Procure deixá-las fáceis e dinâmicas. Mas por que escrever? Uma pesquisa realizada em parceria pelas Universidades de Princenton e da Califórnia, ambas dos Estados Unidos, apontou que pessoas que anotam à mão aprendem mais e melhor.

Os requisitos analisados foram a memória, o entendimento e a capacidade de síntese do conteúdo. É mais uma forma de se preparar e mostrar o seu melhor na hora de comparecer à seleção.

3 – Exemplifique e prove

Se perguntarem se você é um líder ou colaborativo, por exemplo, responda com sinceridade e exemplifique com uma situação essas características e observações que fez. Isso traz veracidade para os seus argumentos. Não se esqueça de agir com naturalidade.

4 – Concentre-se

Concentre-se no entrevistador, mas não deixe de observar o ambiente ao seu redor e tudo aquilo que acontece durante a entrevista. Existe algum livro ou objeto ao qual você pode fazer referência? A sua postura corporal está fechada ou aberta? Você olhando para o chão? Todas essas observações podem contribuir para a conquista ou não da sua vaga.

Dicas de entrevista de emprego

Mercado de trabalho no país

É importante ter conhecimento de como está o mercado de trabalho brasileiro quando se vai procurar emprego. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o desemprego chegou a 8,2% em fevereiro. Esse é o pior resultado desse mesmo mês desde 2009.

Outro levantamento divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que avalia o padrão de crescimento do país, mostrou que o Brasil está longe de alcançar o pleno emprego, situação em que todos teriam alguma chance no mercado de trabalho. Ou seja, vale cuidado redobrada para destacar seus potenciais na hora da entrevista. 

E aí, gostou das dicas para entrevista de emprego?  Deixe a sua opinião nos comentários.


[the_ad id="14710899"]
[the_ad id="14710899"]
[the_ad_group id="16404"]