Bem-Estar > Motivação

Decoração de festa junina: sugestões para se inspirar

Por Redação Fortíssima 25/05/2016

Comemorações típicas são sempre uma boa desculpa para reunir os amigos, comemorar e consumir várias delícias culinárias. Em junho, portanto, é hora de preparar a pipoca, o pinhão e organizar o arraial. Sem esquecer, é claro, da decoração de festa juninaEla deve ser alegre e colorida, fazendo jus à ocasião.

Elementos rústicos e caipiras são bem característicos. Eles contribuem para criar uma atmosfera feliz, digna de São João. Mas se você pretender reunir amigos em sua casa e não tem a mínima ideia de por onde começar a organização do evento, vale contar com algumas dicas.

Dicas de decoração de festa junina

O primeiro passo para transformar seu ambiente em um local apropriado para uma festa junina é ajustar os detalhes. É indispensável ter uma mesa principal, em que vão ficar os quitutes. Ela pode ser coberta com uma toalha xadrez ou cheia de retalhos. A ideia é apostar na simplicidade.

Os chapéus de palha são itens indispensáveis. Eles não servem apenas para a cabeça: podem ajudar a decorar a mesa, fazer parte da apresentação alguns pratos ou até colocados nas paredes, garantindo um charme especial ao local. Balões decorativos e barraquinhas de madeira também são uma boa pedida.

Outro elemento típico que simplesmente não pode faltar no ambiente são as bandeirinhas. Só elas já garantem um apelo exclusivo de festa junina a qualquer espaço. Sem falar que são fáceis de preparar: basta fazer o recorte em algumas folhas de revista velhas e colar em um barbante. Amarre em duas extremidades e pronto.

No mais, todos os itens com apelo rústico podem ganhar espaço. Desde almofadas em patchwork, costuradas à mão ou com estampas xadrez, até outros elementos decorativos em madeira ou palha, como cestinhas com fitas. Seguindo essa linha, não tem como errar na ambientação.

Decoração de festa junina

Decoração cria a atmosfera da festa. Foto: iStock, Getty Images

O que não pode faltar na festa junina

Embora a decoração seja parte importante da festa junina, há outros elementos fundamentais para uma comemoração memorável. Confira quatro deles e comece a preparar o ambiente para o arraial:

  1. Brincadeiras

Para entreter todos os convidados, o ideal é apostar em algumas brincadeiras típicas da festança. Que tal uma corrida com ovo na colher, um concurso de fantasia caipira ou até uma quadrilha com direito ao famoso casamento na roça?

  1. Músicas

A trilha sonora deve conter músicas que combinem com o clima junino. Uma boa sugestão é apostar no sertanejo, vale desde as músicas de raiz até um repertório universitário, para colocar a turma para dançar.

  1. Culinária

As comidas que você pode servir durante sua festa junina são variadas. Aposte em doces como paçoca, pé de moleque, cajuzinho, arroz-doce, cocada, amendoim doce, pamonha e canjica. Pipoca, milho verde cozido e bolo de milho também não podem ficar de fora. Para as bebidas, quentão e vinho quente são ótimas opções.

  1. Trajes

Para o dia da festa, o jeito é encarnar o personagem da roça e se divertir. Tire aquela camisa xadrez do armário, aposte em uma calça rasgada, invista em lenços e no chapéu de palha.

A ocasião merece muitas estampas coloridas, além de uma maquiagem divertida: o homem pode adotar o clássico bigode e a mulher abusar do blush, completando com algumas pintinhas pretas, feitas a lápis nas bochechas.

E você, já pensou na decoração de festa junina? Junho já está quase aí.