Dica do Nutricionista

Conheça os benefícios do iogurte sem lactose

Por Redação Doutíssima 21/06/2015

Para a sorte dos intolerantes e alérgicos, já é possível consumir laticínios como o iogurte sem lactose sem problemas ou constrangimentos. Além de conter muitos benefícios, esse tipo de alimento é extremamente prático: pode ser ingerido no café da manhã ou em lanches, ou até mesmo para fazer receitas.

iogurte sem lactose

Para uma consistência mais firme do iogurte sem lactose caseiro, use gelatina incolor. Foto: iStock, Getty Images

 

Iogurte sem lactose deve fazer parte do dia a dia

Assim como o iogurte comum, a versão sem lactose é uma ótima fonte de proteínas e minerais, como cálcio, e vitaminas do complexo B, explica a nutricionista Nadia Almeida de Souza. Segundo ela, esse alimento protege o organismo contra o desgaste dos ossos, garante o bom funcionamento de intestino e geralmente tem baixo teor ou nada de gordura.

Nadia explica que o iogurte sem lactose pode ser consumido sem preocupações por quem tem intolerância à essa proteína do leite sem a necessidade de ingestão de remédios.

Se ao ingerir qualquer tipo de laticínio comum você tem desconforto intestinal, gases e diarreia, isso pode significar que seu corpo não lida muito bem com esse ingrediente. Consulte um médico para fazer os testes necessários para identificar se o seu organismo é capaz de metabolizar a lactose.

Iogurte sem lactose feito em casa

Apesar dos supermercados já oferecerem uma grande variedade de diversos produtos para quem tem restrições alimentares, nem sempre é prático adquirir iogurte sem lactose. Geralmente eles possuem um preço muito mais elevado em relação às versões tradicionais.

Sendo assim, que tal aprender a fazer em casa uma receita de iogurte sem lactose? A nutricionista Nadia dá a receita:

Ingredientes:

1 litro de leite sem lactose
1 envelope de fermento lácteo (sem lactose)

 

Modo de preparo:

Ferva o leite, desligue e espere amornar. A temperatura correta para o preparo é a de 42°C.  Para determinar o ponto sem um termômetro de cozinha, conte 10 segundos com a ponta o dedo imersa no leite. Deve estar bem quente, porém suportável.

 

Quando chegar a esse estágio, coloque em uma vasilha e misture o fermento lácteo ao leite. Mexa até dissolver bem. Depois tampe a vasilha, embrulhe em panos de pratos ou em bolsa térmica, e deixe descansar por oito horas em local fechado e protegido do frio. Não mexa na vasilha no período de descanso.

 

Se você tiver em casa uma iogurteira, basta despejar a mistura do leite em temperatura ambiente com o fermento lácteo, ligar a iogurteira e esperar o tempo necessário indicado pelo fabricante. Após o tempo de espera na iogurteira ou no método caseiro, coloque o produto na geladeira para ser consumido dentro dos próximos dias.

 

Uma dica: caso queira uma consistência mais firme, pode-se adicionar gelatina incolor assim que o produto caseiro estiver pronto. Hidrate a gelatina conforme instruções da embalagem, e incorpore ao iogurte.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!