Você sabia que 25 de maio é conhecido como o Dia Internacional da Criança Desaparecida? Tudo começou em 1979, quando Etan Patz, de 6 anos, desapareceu nas ruas de Nova York, a caminho da escola. A data serve como alerta para cuidados com as crianças em locais públicos.
Cuidados com as crianças em locais públicos
Seja soltando pipa, jogando futebol ou indo para a escola, os pais precisam estar atentos quando as crianças estão em locais públicos.É nessas horas que um estranho pode se aproximar ou que os pequenos podem se perder.
Não é uma tarefa fácil falar com as crianças sobre a realidade do mundo. Quanto mais novos, mais difícil costuma ser para eles entender a dimensão de tudo que pode acontecer. Por isso, comece aos poucos.
A primeira conversa sobre esse assunto deve ser quando a criança entrar na escola. Os pais devem ficar atentos ao tom usado para fazer essas orientações, para não despertar pânico. Instrua seu filho a contar sempre para você ou outro responsável quando algum tipo de abordagem acontecer.
As medidas de prevenção incluem ensinar os nomes completos dos pais, número para contato e etiquetar as roupas das crianças com dados dos responsáveis. Afinal, vale a pena estar atento.
Quando a adolescência chega, é conquistado certo grau de independência dos pais. Esse é outro momento em que é necessário falar com seus filhos sobre os riscos que podem encontrar na rua. Usar o celular na rua, por exemplo, pode resultar em uma abordagem violenta. Não abra mão do diálogo.
A quem pedir ajuda?
Estimativas do Governo Federal apontam que todo ano 40 mil crianças e adolescentes desaparecem no país. Entre os motivos estão fugas por maus-tratos, pedofilia e dependência química. Mas esse nem sempre é o caso e você precisa saber como lidar.
Não é necessário, por exemplo, esperar 24 horas para registrar o boletim de ocorrência de desaparecimento. A Lei de Busca Imediata garante esse direito. Então, assim que identificar a ausência de seu filho, procure imediatamente a delegacia de Polícia para informar o ocorrido.
Para ajudar na localização, não se esqueça de levar uma foto da criança ou adolescente desaparecido. Já o Disque 100 funciona como canal de denúncia contra violações dos direitos humanos e também conta com uma sessão em que é possível buscar informações sobre crianças e adolescentes que sumiram.
Através desse canal, é possível comunicar o desaparecimento ou passar informações sobre a localização de alguém. O Disque 100 atende 24 horas por dia, sete dias da semana. Decore esse número.
E aí, anotou os cuidados com as crianças em locais públicos? Compartilhe em suas redes sociais e permita que seus amigos também saibam.