Filhos

8 brincadeiras de festa junina que farão você se sentir criança

Por Redação Doutíssima 05/07/2014

Junho é o mês de São João e as comemorações fazem parte da rotina das escolas e das comunidades em todo o Brasil. Para que você não fique de fora da festa, sempre é bom aprender e praticar diferentes brincadeiras de festa junina

Brincadeiras de festa junina entre amigos

Entre no espírito e prepare brincadeiras de festa junina que poderão ser aproveitadas com a família e com amigos, em momentos sempre cercados de muita diversão. Dance, cante, pule e sorria nesta festa sempre tão animada!

Vista-se à caráter e comece a brincadeira de São João: seus filhos irão adorar. Foto: Shutterstock

Vista-se à caráter e comece a brincadeira de São João: seus filhos irão adorar. Foto: Shutterstock

Brincadeiras de festa junina para fazer em casa

Preparamos uma lista com 8 brincadeiras de festa junina que você fazer em casa. Se preferir, pode até incrementar as brincadeiras de festa junina com prêmios simbólicos, como pé de moleque, paçoca ou caixas de estalinhos. Confira!

1. Corrida do saco:tradicional na lista das brincadeiras de festa junina, ela promove uma corrida em que os participantes pulam dentro de um saco de estopa, que pode ser de farinha. O primeiro a chegar à reta final ganha a corrida. A brincadeira pode ser feita em dupla.

2. Corrida do saci-pererê: semelhante à corrida do saco, no entanto, os participantes devem correr num pé só, imitando um saci.

3. Jogo do rabo do burro: tudo começa pelo desenho de um burro em madeira ou papelão. Com os olhos vendados, o participante deve tentar colocar o rabo do burro no local certo. Antes de iniciar as tentativas, deve-se girar a pessoa para que ela perca a referência de onde está.

4. Derrubando latas: coloque várias latas vazias em um muro e, com o auxílio de bolinhas feitas de meias, os participantes devem tentar derrubá-las. O vencedor é quem derrubar mais latas. Esta é uma das brincadeiras de festa junina mais fáceis de se fazer em casa.

5. Pau de sebo: esta faz parte das brincadeiras de festa junina mais tradicionais de São João. Um tronco de árvore grande é fixado no chão e, ao longo dele, é colocada uma espécie de cera ou sebo de boi. No topo do pau de sebo, fica um brinde. O interessante nesta brincadeira é que a maioria não consegue subir porque escorrega muito.

6. Quebra-pote: coloca-se um pote de cerâmica fina recheado de doces e balas, amarrado a uma trave de madeira. Os participantes ficam de olhos vendados e, com uma madeira comprida em punho, tentam acertar e quebrar o pote. Quebrando o pote, caem guloseimas que todos poderão saborear.

7. Corrida de sapatos: um quadrado é desenhado no chão com o auxílio de um giz, medindo em torno de um metro quadrado. Depois, a cerca de uns 2 ou 3 metros de distância, é feita uma linha de largada. Após, os participantes deverão tirar os sapatos e colocá-los no quadrado feito inicialmente.

Feito isso, o juiz da corrida mistura os pares de sapato, enquanto os participantes ficam atrás da linha de largada. Dado o sinal, eles devem correr até o quadrado e procurar o seu respectivo par de sapatos, calçá-los, voltar à linha de largada e sinalizar a conclusão da tarefa.

8. Acerte o chapéu: encha três garrafas pet com areia e coloque sobre o solo. Faça o desenho de uma linha que fique a, aproximadamente, dois metros das garrafas, de onde os participantes deverão testar suas habilidades atirando chapéus caipiras. Cada um terá direito a três tentativas. O prêmio é de quem acertar mais.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Sabia que é possível controlar o peso a partir da alimentação diária? Saiba como!

20 Receitas deliciosas para quem tem intolerância a glúten. Aproveite para comer bem e sem medo!

Alimentos que curam: veja como uma alimentação simples e natural pode ajudar a restabelecer a saúde de pessoas e animais

Seque comendo: Conheça os 10 alimentos que aceleram o metabolismo para emagrecer.

Cardápio de café da manhã para quem não gosta de comer logo cedo

O que devo comer? Cardápio à base de 3 grupos de alimentos é essencial para manter a saúde

Café da manhã mais saudável : 6 cardápios de café da manhã saudáveis