Amigas de coração compartilham seus sentimentos, sonhos e desejos. Muitas vezes, essa afinidade gera parcerias que se transpõem da vida pessoal para o mundo dos negócios. Mas antes de formar uma sociedade com a sua companheira, vale pensar duas vezes. Nem sempre a boa relação no campo da amizade é suficiente para a empresa engrenar.
É fato que a gestão feminina é um diferencial. Não é à toa que as mulheres estão em evidência no empreendedorismo – cases de sucesso não faltam. Atenção a detalhes no planejamento estratégico e engajamento são alguns dos pontos fortes.
Prós e contras da sociedade entre amigas
Para começar um novo negócio, é claro que contar com alguém em que você já tenha confiança é importante. Afinal, ninguém quer empreender ao lado de um desconhecido – muito menos inimigo. Mas antes de convidar sua melhor amiga para uma parceria, lembre-se de que, no mundo corporativo, os interesses envolvidos podem gerar conflito.
A afinidade no campo pessoal, portanto, não basta para começar uma sociedade. Porém, isso não significa que você deva abandonar de vez a ideia de trabalhar de forma independente com a sua amiga. O ideal é ter em mente objetivos bem traçados e alinhados.
Por exemplo: qual é a sua meta para o negócio? Expandir ou manter no formato de pequeno porte? É preciso conversar com sua amiga para verificar se suas perspectivas são semelhantes. A partir daí, é necessário estudar bem o mercado no qual desejam entrar, buscar o diferencial e fazer o plano de negócios da empresa.
Não deixe a empolgação tomar conta: para uma sociedade entre amigas dar certo, é necessário planejamento. Também é importante definir o papel que cada uma desempenharia na empresa. O ideal é que, mesmo que você e sua sócia tenham a mesma formação técnica, cada uma ocupe funções distintas dentro do negócio.
Outro ponto que merece atenção especial é o fluxo de caixa. Quando o assunto é financeiro, ambas precisam estar cientes do que está acontecendo. Isso é importante para definir gastos e investimentos de forma objetiva e ordenada.
Por fim, ainda em relação às finanças, é fundamental prospectar metas semelhantes em uma sociedade. Antes mesmo da receita aumentar, vale considerar o que vocês almejam fazer a seguir: investir mais no negócio ou comprar um carro novo primeiro? Esse ponto merece atenção, já que diz respeito ao futuro da empresa
Mulheres empreendedoras em destaque
Talvez a grande vantagem de formar sociedade com sua melhor amiga seja, justamente, a possibilidade de engrenar um negócio com duas mulheres no comando. Sonia Hess, executiva eleita pela revista americana Forbes a sexta mulher de negócios mais poderosa do Brasil em 2013, preconiza que o empreendedorismo faz parte do DNA feminino.
“Nós conseguimos identificar oportunidades onde muitos veem o caos”, salienta a executiva. Por isso, com planejamento e dedicação, tem tudo para dar certo. Além disso, é uma oportunidade para se empoderar e ocupar um cargo de destaque.
E você, já pensou em abrir uma sociedade com sua melhor amiga? Conte para a gente nos comentários!