Não existe nada melhor para ter boca bonita e renovada. A esfoliação labial é o segredo para manter a pele dos lábios lisinha, macia e livre de ressecamentos. Esse processo de renovação é feito com um produto cremoso e outro abrasivo que, quando misturados, viram uma pastinha capaz de remover todas as células mortas.
A pele que reveste os lábios é extremamente fina e sensível. A mudança de seu aspecto natural é vista principalmente durante as oscilações de temperatura, em dias de baixa umidade do ar e após a exposição solar. A região também sofrer alterações causadas pelo uso de medicamentos fortes como a isotretinoína oreal, indicada no tratamento de acne.
Esfoliação labial em detalhes
Quando os lábios estão ásperos, endurecidos e descascando, está na hora de investir na esfoliação labial. Esse processo não deve ser executado em peles que apresentam feridas e ressecamento excessivo. A abrasão pode causar o desenvolvimento de lesões doloridas e que pedem tratamentos indicados por dermatologista.
Esse processo, de acordo com Lilia Guadanhim, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é indicado para a renovação celular, remoção das células mortas e aumento da penetração dos hidratantes labiais. “Vale lembrar que a esfoliação, mesmo que suave, acaba agredindo a pele”, alerta.
O paciente que está apresentando descamação deve ter outros cuidados. Ele jamais deve puxar as pelinhas que podem surgir ao longo do dia. Evitar o contato da saliva com os lábios é outra sugestão da dermatologista. Afina, esse líquido natural do organismo é extremamente ácido e pode potencializar o ressecamento.
Outro detalhe importante é o cuidado com a hidratação. Os lábios devem ser protegidos com uma generosa camada de lip balm ou pomada à base de dexpantenol. Esses cosméticos umidificam a pele e previnem o surgimento de áreas ressecadas. Aposte na reaplicação de hora em hora para obter melhores resultados.
Duas receitas para esfoliação labial
Já existem cosméticos específicos para a esfoliação labial. Mesmo assim, as receitinhas caseiras quebram um galho e garantem resultados tão bons quanto as opções industrializadas. Veja como fazer duas pastinhas abrasivas.
Açúcar e óleo de coco
Derreta uma pequena quantidade de óleo de coco e adicione uma generosa porção de açúcar. Misture até que os dois ingredientes se transformem em uma pastinha. Aplique sobre os lábios e faça uma massagem suave. Remova os excessos com água abundante. Seque e finalize com o hidratante labial de sua preferência.
Vaselina e escova de dentes
Umidifique uma escova velha com uma pequena quantidade de geleia de petróleo, também conhecido como vaselina. Esfolie suavemente os lábios com as cerdas. Faça movimentos delicados e circulares. Deixe o produto na boca por quinze minutos – tempo necessário para que seus ativos tragam hidratação instantânea.
E aí, de qual das duas receitas para esfoliação labial você gostou mais? Deixe o seu comentário!