Remédios Caseiros

Conheça os cinco melhores remédios caseiros para lábios rachados

Por Redação Doutíssima 07/12/2014

Ficar com os lábios rachados é uma situação bastante incômoda e desconfortável. Ela acontece com muitas pessoas, mesmo as que não vivem em regiões frias. Além da temperatura baixa, locais muito secos ou quentes também podem contribuir para o ressecamento da boca.

labios-rachados

Receitas naturais aceleram a cura dos lábios rachados. Foto: iStock, Getty Images

Na maioria dos casos, isso acontece quando os lábios ficam muito tempo expostos ao sol, vento, frio ou calor. Fumantes também podem sofrer com o problema, já que o tabaco resseca os lábios. Ter os lábios rachados não causa apenas um desconforto estético. Muitas vezes, os lábios ressecam tanto que causam sangramento e dor, o que pode interferir em atividades rotineiras, como sorrir, comer e falar.

 

Trate lábios rachados com remédios caseiros

 

Atualmente, existem no mercado diferentes produtos para manter os lábios hidratados, compostos de diversas substâncias emolientes, com ou sem filtro solar. Mas você não precisa gastar um dinheirão com eles, pois é possível tratar o problema com receitas caseiras, rápidas e simples. Confira algumas delas.

 

Frutas

 

Aplicar mamão ou suco de abacaxi sobre os lábios rachados fazendo massagens circulares é uma ótima opção. Isso vai estimular a absorção de qualquer produto que seja aplicado depois. Em seguida, enxágue e aplique manteiga sem sal ou manteiga de cacau.

 

Óleo de amêndoas

 

Uma ótima receita caseira para tratar os lábios rachados pode ser feita utilizando óleo de amêndoas e mel. Derreta em banho-maria uma colher de sopa de cera de abelha e acrescente quatro colheres de sopa de óleo de amêndoas.

 

Quando a mistura estiver homogênea, adicione uma colher de chá de mel. Deixe chegar à temperatura da pele e acrescente uma cápsula de vitamina E (400 UI), dez gotas de malaleuca e cinco gotas de essência de alfazema. Armazene em um pote bem fechado e aplique nos lábios várias vezes ao dia.

 

Compressa

 

Compressa gelada com chá de camomila é uma opção para quem sente ardência em função dos lábios rachados. Aplique por dez minutos.

 

Amido de milho

 

Para hidratar, amaciar, acalmar a região e ainda ajudar na remoção de peles que estão se soltando, aplique sobre os lábios, de 10 a 15 minutos, uma mistura homogênea e pastosa de água mineral e amido de milho. Faz milagres.

 

Pomada

 

Outra dica caseira é para ser utilizada antes de dormir. Aplique uma pomada reparadora com vitamina B5 misturada com uma gota de óleo de amêndoas. Espalhe pelos lábios e deixe agir durante toda a noite.

 

Como evitar lábios rachados

 

Os lábios, através sorriso, são o cartão de visitas de qualquer pessoa. Por isso, é importante que estejam sempre com uma aparência saudável e bonita. Preste atenção a algumas situações, que podem parecer simples, mas ajudam a evitar ou amenizar as rachaduras nos lábios.

 

– Evite respirar pela boca

– Tome cuidado com os medicamentos que consome

– Evite lamber os lábios frequentemente, pois a saliva irrita mais ainda os lábios ressecados

– Mantenha uma alimentação rica em vitaminas A  e B

– Aplique protetor solar para os lábios diariamente

– Beba bastante água

– Não fume.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!