Cansaço recorrente, alterações de humor, libido em baixa, ansiedade e oscilações de peso. Você já deve ter enfrentado algum desses incômodos, que muitas vezes são enxergados como normais. Mas saiba que é preciso ter atenção com tais manifestações. Elas podem ser indícios de um desequilíbrio hormonal no corpo.
Os hormônios são elementos químicos sintetizados pelas glândulas endócrinas que estão presentes no corpo. Com função reguladora, eles influenciam tanto na parte física, quanto nos aspectos emocionais e orgânicos. Suas funções afetam desde o nosso crescimento até a regulagem dos níveis de açúcar e sal no sangue.
Descubra 7 sintomas de desequilíbrio hormonal
Toda mulher que já se deparou com os sintomas de tensão pré-menstrual (TPM) sabe do poder que os hormônios têm sobre o nosso astral e, consequentemente, nossa vida. Então imagine ter que lidar de forma recorrente com o desequilíbrio hormonal? Isso pode gerar estresse e até prejudicar a vida amorosa.
De forma geral, os problemas hormonais ocorrem quando existe excesso (hiperfunção) ou falta (hipofunção) de determinados hormônios. Isso, é claro, ocasiona alguns sintomas. Conheça sete deles.
- Ciclo menstrual irregular
Se o seu período de menstruação é sempre muito indefinido, saiba que isso pode ter relação com o excesso ou a falta de alguns hormônios reguladores. Pode ser indício ainda de doenças como a síndrome do ovário policístico. Vale conversar com o seu ginecologista sobre o assunto.
- Insônia
As horas de sono são importantíssimas para que o corpo possa recuperar suas energias após um longo dia. Por isso, se você sofre de insônia, é necessário averiguar as causas. Uma delas pode ser a falta de progesterona, o hormônio liberado pelos ovários que contribui para as noites de sono.
- Cansaço excessivo
Quando você sente sensação de fadiga recorrente em distintos momentos do dia, pode ser sinal de que seus hormônios estão desequilibrados, afetando o bom funcionamento da tireoide. Isso faz com que você fique sempre cansada e desmotivada.
- Alterações no peso
Níveis muito elevados de estrogênio alteram o seu apetite e podem fazer você comer mais. O resultado? Números extras na balança.
- Dores de cabeça constantes
Aquela sensação de dor de cabeça latejante em diferentes momentos da rotina pode ser um sinal de níveis de estrogênio em baixa no organismo.
- Falta de libido
O desejo sexual também é afetado pelos hormônios. Quando alguém está com baixos níveis de testosterona, a libido é prejudicada.
- Pele oleosa
Os hormônios, quando em excesso, refletem até na saúde da pele. Cútis oleosa e muita acne – mesmo na vida adulta – podem ser indicativos de desequilíbrio.
O que está por trás do desequilíbrio hormonal
Muitas vezes, a causa de alterações na produção de hormônios está relacionada a uma predisposição genética. Mas há outros pontos que merecem atenção quando o assunto é manter os níveis hormonais adequados para o organismo. Estresse e problemas emocionais, por exemplo, têm relação com o quadro.
Uma rotina muito exaustiva e tensa atua sobre o sistema endócrino e ajuda a liberar cortisol e outras toxinas que podem alterar a produção hormonal. A alimentação é outro quesito protagonista: excesso de conservantes, sal e açúcares ajuda a criar resistência à insulina, o que pode causar disfunção metabólica e problemas hormonais.
Por isso, para evitar desequilíbrios, a melhor alternativa é manter hábitos saudáveis. E, diante de qualquer sintoma, procure um médico especialista. Vai fazer toda a diferença na sua qualidade de vida.
E você, já sofreu com desequilíbrio hormonal? Deixe o seu comentário!