O volume nos fios é praticamente indispensável na composição de qualquer penteado. É por isso que as franjas e os topetes muitas vezes são desfiados antes da montagem do visual. Mas será que desfiar o cabelo estraga? De acordo com Diego Queiroz, hairstylist do MG Hair Design, a reposta depende muito do nível de hidratação das madeixas.
“O movimento de levar os fios para o sentido contrário do crescimento pode causar nós se o cabelo estiver ressecado ou frágil. Isso contribui para a ruptura das mechas, que formam um emaranhado e dificultam o processo”, salienta o especialista. Para evitar o problema, a dica é manter o cabelo bem hidratado antes de pentear.
Como estilizar os fios
Conforme salienta Queiroz, desfiar os fios não é necessariamente nocivo, desde que os cabelos já estejam bem cuidados antes do processo, para não quebrarem. “Em um cabelo saudável não há problema algum em desfiar. Inclusive, o penteado fica muito mais bonito”, destaca o hairstylist.
Na verdade, segundo ele, desfiar é apenas uma maneira de fazer o cabelo ganhar outra forma. “Ao invés de seguir o sentido natural, indo para baixo, levamos ele para cima”, esclarece. Com o auxílio de um pente para fazer o movimento, é muito simples conseguir um efeito desfiado ideal para penteados de festa.
Mas para quem não simpatiza com esse processo, há outros acessórios e produtos disponíveis no mercado que ajudam a criar volume. As alternativas estão cada vez mais tecnológicas. “Spray de água de sal pode ajudar a dar textura no cabelo e, consequente, mais volume”, indica Queiroz.
Há ainda o pó texturizador e marcas de shampoo a seco que têm exatamente a função de conferir mais volume, espessura e textura ao cabelo. Eles são ideais para a composição de penteados mais estruturados em ocasiões especiais, para que o look fique firme a noite inteira.
Desfiar o cabelo estraga: dicas para evitar danos
Já que desfiar o cabelo estraga o fio, a dica é tratar bem as madeixas antes do processo. Se você sabe que terá um evento especial e vai fazer um penteado, já programe uma hidratação intensa no cabelo algumas semanas antes. Assim, você evita o ressecamento.
Depois que o cabelo já foi desfiado, é importante considerar também algumas precauções na hora de desfazer o look. “O melhor é ter calma. Dá pra desembaraçar facilmente se você tiver paciência. Comece pelas pontas e, com um pente fino, desembarace lentamente”, sugere o hairstylist.
Outra alternativa para quem têm fios com tendência a embaraçar é tirar o desfiado no chuveiro mesmo, durante o banho. Para isso, basta molhar os fios e utilizar o condicionador na área desfiada para facilitar o processo. Depois, é só lavar a raiz normalmente com shampoo. Com esses cuidados em mente, você não precisa abrir mão de um lindo topete.
E aí, anotou todas as dicas sobre como desfiar os fios de cabelo sem danos? Gostou do artigo? Deixe um comentário com a sua opinião sobre ele.