Cabelos

Coque samurai: veja como aderir ao penteado das celebridades

Por Redação Doutíssima 12/10/2015

Charmoso, o coque samurai é opção democrática para domar os fios de cabelo em qualquer momento de rebeldia. Como as tendências de moda não ficam mais exclusivamente restritas ao universo feminino, homens e mulheres podem aderir ao penteado. Prova disso é que famosos como Reynaldo Gianecchini, Harry Styles, Vanessa Hudgens e Lea Michele já usaram o look.

O coque samurai, também chamado de top knot, half-bun ou meio-coque é inspirado nos antigos samurais, guerreiros japoneses. Na versão moderna, ele se caracteriza por ser uma forma estilizada, mas despretensiosa, de prender os fios longos de cabelo no topo da cabeça, deixando algumas mechas soltas.

coque-samurai-instagram-reproducao-doutissima

Coque estilo samurai vira febre entre fashionistas e conquista até público masculino. Foto: Instagram, Reprodução

Coque samurai em alta

O coque samurai, ao que tudo indica, saiu das ruas de Nova York para o mundo. Ele se tornou popular para aqueles momentos em que a pessoa está deixando o cabelo crescer, pois tira os novos fios da frente do rosto e fica com um tamanho interessante nas madeixas de comprimento médio a longo.

Considerando que hoje a moda das ruas possui grande influência sobre as tendências mundiais, o coque samurai começou a fazer a cabeça de ícones de estilo ao redor do globo. O penteado versátil chegou a dominar até eventos de gala com tapete vermelho: o músico Jared Leto e o ator Leonardo DiCaprio fizeram questão de exibir o look com terno e gravata.

Já personalidades como as atrizes Hilary Duff e Lea Michele preferiram investir no half-bun para o dia a dia. Com leggings e jeans despojados, ou mesmo como alternativa para prender os fios na hora de se exercitar, o penteado descolado se mostra eficaz.

Na televisão brasileira o coque samurai também conquistou seu espaço. Em Verdades Secretas, dois personagens desfilaram o penteado. Visky, interpretado por Rainer Cadete, investiu no look com as laterais da cabeça raspadas. Já Léo, vivido por Raphael Sander, usava o coque com parte do cabelo solto e barba, no estilo “lenhador moderno”.

Quem também já investiu na estética do coque samurai foi o jogador de futebol David Beckham, responsável por popularizar o look dos guerreiros japoneses do século XVI. Assim, algo é inegável em relação ao penteado: ele é ideal para homens e mulheres com estilo moderno e ousado.

Coque samurai: como fazer?

Considerando que o samurai é um coque democrático, ele cai bem de diferentes maneiras. Pode ser usado em fios lisos ou ondulados, em madeixas de comprimento médio e longo. Basta pegar a parte da frente do cabelo e prender no topo da cabeça, em um formato vertical, com grampos ou com elástico.

Não existe um tamanho exato para o coque samurai. Quanto maior a mecha de cabelo selecionada para fazer o penteado, maior e mais chamativo ele ficará. Por isso, também é possível prender uma parte menor das madeixas e fazer um coque bem pequeno. Outra opção é moldar o look com laquê, pomada ou gel.

Os homens podem escolher entre usar o visual com o cabelo raspado na altura do queixo, nas laterais e na nuca. Ou, também, com uma estética mais primitiva, com direito à barba grande. Vale experimentar todas as alternativas e optar por aquela que se adequar melhor ao seu estilo.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar! 


Sites parceiros