Beleza > Moda

Veja dicas para usar e armazenar seus vestidos de veludo

Por Redação Fortíssima 17/07/2016

No universo fashion, o status das peças de roupa se atualiza a todo instante. Se há pouco tempo os tecidos aveludados – hits dos anos 70 – eram taxados de brega, hoje o cenário é outro. Adorados por celebridades como Khloé Kardashian, Michelle Williams e Gwyneth Paltrow, os vestidos de veludo estão de volta aos holofotes da moda.

Se as famosas estão usando, é claro que a tendência também está presente no mundo da alta costura. Grifes como Givenchy, Balmain e Dolce & Gabbana já haviam antecipado o veludo, especialmente aquele com uma textura molhada, como um dos protagonistas do inverno 2016.

Vestidos de veludo

Vestido de veludo: as celebridades adoram. Foto: iStock, Getty Images

Vestidos de veludo: truques e cuidados

Antes de compor uma produção que tenha como destaque a textura excêntrica e glamourosa do veludo, é necessário pensar sobre o visual como um todo. Afinal, o tecido já representa um destaque e tanto. A dica é optar por complementos e acessórios neutros e manter o toque aveludado como o verdadeiro protagonista da composição.

Ao escolher o modelo do vestido, há algumas alternativas perfeitas para você desfilar um visual digno de uma diva de Hollywood. Uma das possibilidades é apostar nas versões com mangas longas, que ficam chiques. O decote também valoriza ainda mais a produção com veludo. Vale até combinar as duas tendências em um mesmo traje.

Em relação às cores, tome nota: preto, bordô, pantone – uma espécie de rosa queimado sutil – e marrom estão em voga quando o assunto são vestidos de veludo. Mas isso não significa que os tons mais tradicionais, que geralmente acompanham as peças, tenham perdido espaço: vermelho e azul ainda são ótimas opções.

Para usufruir de toda a sofisticação do veludo, porém, é preciso ter atenção à qualidade da peça. Principalmente porque ele é um tecido delicado, que exige cautela na manutenção. Na hora de armazenar o item, é importante não dobrar e jamais colocar em sacos plásticos no armário, pois isso facilita a criação de mofo.

A roupa pode ser higienizada com auxílio de uma escova com água e sabão neutro e deve ser passada a vapor. Se você levar em consideração esses cuidados essenciais, o seu vestido de veludo estará sempre bem conservado para qualquer temporada de moda.

Dicas práticas para usar veludo

Optar por um traje de veludo ainda é uma aposta irreverente. É preciso saber exatamente as melhores formas de usufruir do tecido para o look não desandar. Isso não só no caso dos vestidos, mas também de outras peças em que a textura pode aparecer, como calças, shorts, saias blusas e blazers.

Um dos pontos que exige atenção é o efeito brilhoso da peça. Ele naturalmente vai destacar as áreas em que aparecer. Portanto, evite o veludo em regiões do corpo que você queira disfarçar.

Uma boa aposta são os vestidos com comprimento midi e com fendas laterais, que estão super em evidência. A mistura com rendas, transparências e sedas também é bem-vinda nos looks. Vale usar e abusar do veludo na temporada de frio.

E você, o que acha dessa tendência? Deixe a sua opinião!