Dieta > Nutrição > Slider Home

Spirulina promete diversos benefícios para a saúde

Por Redação Fortíssima 19/07/2016

Conhecida como uma espécie de alga, a spirulina havaiana é, na verdade, uma bactéria capaz de fazer fotossíntese, como as plantas. Chamada de cianobactéria, ela é rica em inúmeros nutrientes, contribuindo para o bom funcionamento do organismo e oferecendo diversos benefícios para a saúde.

Com destaque para a alta concentração de proteínas, a substância costuma ser vendida em cápsulas ou em pó e promete o aumento da sensação de saciedade. Por conta de seus nutrientes, também pode ser usada como suplemento alimentar.

Principais benefícios da spirulina

A spirulina contém uma substância chamada fenilalanina, que é responsável pelo benefício de provocar saciedade. Isso ocorre porque, quando consumida, ela forma uma espécie de gel no estômago, desacelerando o esvaziamento gástrico e, consequentemente, diminuindo a fome.

Também é rica em aminoácidos essenciais, que são aqueles que o organismo não consegue sintetizar e, portanto, devem ser buscados na alimentação. A spirulina ainda é composta de 53% a 62% de proteínas, muitas delas comparáveis às encontradas no leite e na soja.

É fonte de antioxidantes e anti-inflamatórios, que ajudam a combater os radicais livres e auxiliam nos processos inflamatórios, ajudando a manter a pele jovem e prevenindo diversas doenças. Conta com ácidos graxos essenciais da família do ômega 6 na sua composição, o que ajuda a reduzir e prevenir o acúmulo de colesterol.

Outro benefício importante é a concentração de cálcio: 180% a mais que o leite nas mesmas quantidades, segundo um estudo de 2011 desenvolvido pelos pesquisadores da farmacêutica Cyanotech Corporation, dos Estados Unidos. O nutriente é aliado no fortalecimento dos ossos, contribuindo na prevenção da osteoporose.

A spirulina ainda possui betacaroteno, que estimula a produção e manutenção dos fios de cabelo, dentes, gengiva, glândulas, membranas, mucosas, olhos e pele. Além de conter cerca de 6,5 mg de ferro em cada porção, que atua no transporte de oxigênio no organismo.

Spirulina

A substância pode ser consumida em cápsulas ou em pó. Foto: iStock, Getty Images

Indicações e como incluir na alimentação

O consumo da spirulina é indicado para quem faz dieta hipocalórica, como uma forma de complementar a ingestão de nutrientes e também para diminuir o apetite. Além disso, também pode ser consumida por pessoas que estão se recuperando de cirurgias, que possuem maiores necessidades nutricionais.

Devido à concentração de proteínas, também é indicada como suplemento alimentar para atletas.A substância pode ser encontrada em lojas de produtos naturais. No geral, é indicado o consumo entre 500 até 2.000 mg por dia. Devido à saciedade provocada pela substância, o ideal é consumi-la antes das refeições, reduzindo o apetite e evitando excessos.  

E aí, o que achou da spirulina? Já conhecia seus efeitos? Deixe o seu comentário!