Dica do Nutricionista > Dieta

Siga o cardápio de 7 dias de baixo colesterol: fique em forma comendo corretamente

Por Redação Fortíssima 01/04/2014

Um estudo realizado pela universidade de Toronto, no Canadá, descobriu que uma alimentação baseada em nozes, vegetais e grãos ricos em fibras é mais eficiente para diminuir os níveis de colesterol ruim (LDL) do que uma dieta com baixa quantidade de gordura saturada e vegetariana.

Os estudos observaram que em muitos casos, os pacientes poderiam substituir determinados medicamentos tornando seu cardápio mais saudável. Para um baixo colesterol, evite ingerir sempre alimentos como carnes vermelhas, frutos do mar, leite e derivados, além dos doces. Mas nunca esqueça de consultar um médico antes de mudar a sua dieta e se informar sobre os medicamentos. Veja um cardápio preparado para 7 dias de baixo colesterol.

baixo colesterol

Cardápio para 7 dias de baixo colesterol

 

1º dia

Comece o dia com uma refeição completa: 1/2 mamão com granola, 1 copo de leite desnatado, 1 copo de suco ( pode ser uva ou morango) e 2 torradas integrais com ricota.

Lanche da manhã: 10 morangos e 2 castanhas de caju.

Para o almoço invista em salada de folhas verdes, 3 colheres (sopa) de arroz integral, 1 concha de feijão,  3 colheres de sopa de legumes refogados, 1 filé de salmão grelhado e uma taça de salada de frutas para a sobremesa.

Durante a tarde você pode tomar um copo de suco de laranja.

Para a janta, novamente um prato de salada de folhas verdes, 3 colheres (sopa) de arroz integral, 3 colheres de sopa de berinjela refogada, 1 filé de frango grelhado e 1 porção de gelatina para a sobremesa.

Antes de dormir você pode tomar um copo de leite desnatado e 3 biscoitos integrais.

2º dia

Os alimentos podem variar mais do que você imagina na dieta de baixo colesterol. Para o café da manha prepare 1 fatia de pão integral com queijo cottage, 1 copo de vitamina de banana com aveia e leite desnatado, 1 maçã.

Lanche no meio da manhã: 1 copo de suco feito com duas fatias berinjela, três laranjas e lascas de gengibre.

No almoço você pode comer rúcula à vontade, 2 colheres (sopa) de arroz integral, 1/2 concha de feijão branco,peixe ao molho de tomate e 1 laranja de sobremesa.

Lanche da tarde: 1 barra pequena de chocolate amargo.

A janta de hoje é um sanduíche feito com 2 fatias de pão integral, hambúrguer de peru, alface americana e rodelas de tomate.

Antes de dormir você pode atacar um pedaço pequeno de bolo ou torta de maçã. ( até que não é difícil assim a missão do baixo colesterol)

3º dia

baixo colesterol

Para começar o dia bem e disposto, beba 1 xícara de café com leite de soja, 1 fatia de pão integral com ricota e 1 fatia de melão para o café da manhã.

Lanche da manhã: 1 pote de iogurte desnatado com 2 colheres de farelo de aveia.

Durante o almoço não economize na salada de vegetais verde-escuros, mas somente 3 colheres (sopa) de berinjela cozida, 2 batatas-doces médias cozidas, 1/2 concha de lentilhas, 1 filé de frango grelhado e 1 maçã de sobremesa.

Lanche da tarde: 1 banana picadinha com 2 colheres de aveia e granola.

Para o jantar, prepare salada crua, 2 colheres (sopa) de couve refogada, 2 colheres (sopa) de quinua e 1 filé de peixe assado.

Antes de dormir está permitido um punhado de mix de castanhas.

4º dia

Para inovar hoje a dieta do baixo colesterol, comece o dia bebendo 1 xícara de chá verde com carqueja, 3 torradas integrais com geléia light, 1 taça de salada de frutas com linhaça.

Lanche da manhã: 1/2 mamão papaia, 3 nozes e 5 amêndoas.

No almoço de hoje você pode comer um prato de macarrão integral com molho de tomate, brócolis e pedaços de carne vermelha magra cozida.

Lanche da tarde: 5 cookies lights e 1 copo de suco de soja.

No jantar prepare um sanduíche com 2 fatias de pão integral recheado com filé de frango grelhado, alface, tomate, manjericão e mussarela de búfala.

Ceia: 1 nectarina.

5º dia

O 5º dia começa com um 1 copo de suco de soja, 1 pão francês integral sem miolo e 1 colher (sopa) de cream cheese e 1 fatia de peito de peru.

Lanche da manhã: 1 copo de vitamina de abacate com leite desnatado.

Salada crua à vontade para o almoço, 2 panquecas de espinafre com ricota e molho de tomate, abobrinha grelhada, 1 goiaba de sobremesa.

Lanche da tarde: 1 pacote individual de biscoito integral iogurte de frutas light.

Janta: salada de escarola com alface, rúcula, tomate, palmito e 1 filé de peixe grelhado.

Antes de dormir, beba 1 copo de suco de soja.

6º dia

baixo colesterol

Comece o penúltimo dia da dieta com 2 bisnaguinhas integrais com 1 colher (sopa) de geléia light e 1 fatia de queijo branco e 1 copo de limonada.

Lanche da manhã: 1 iogurte light com uma colher de granola.

Salada crua à vontade no almoço, com salmão assado ao molho de mostarda e 2 batatas inglesas médias, 1 ameixa de sobremesa.

Lanche da tarde: 1 barrinha de cereal integral e 1 polenguinho light.

Durante o jantar, prepare uma omelete feita com 3 claras, peito de peru e mussarela de búfala, salada de folhas verdes e 1 fatia de pão sírio.

Antes de dormir você pode comer 3 fatias de abacaxi.

7º dia

No último dia, 1 iogurte desnatado, 3 damascos secos, 3 biscoitos integrais e 1 fatia de queijo branco para o café da manhã.

Lanche da manhã: 1 copo de água de coco, 4 amêndoas e 4 avelãs.

Salada de rúcula, alface e tomate para o almoço com 1 posta de linguado com molho de camarão ( sem creme de leite), 3 colheres de seleta de legumes e salada de frutas de sobremesa.

Lanche da tarde: 4 cookies integrais e 1 iogurte light.

Finalize a dieta do baixo colesterol com uma salada de mix de folhas, beterraba, cenoura e tomate, 1 filé de peito de frango grelhado ao molho de maracujá no jantar.

Ceia: 1 caqui.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

 

 

 

Saiba mais:

 

Tudo o que você precisa saber sobre o colesterol bom

6 Remédios naturais para baixar o colesterol

4 Alimentos que reduzem o seu colesterol

10 Alimentos que reduzem o seu colesterol

Como elevar os níveis de colesterol bom

Tudo o que você precisa saber sobre o colesterol ruim

Até que ponto a dieta baixa o colesterol?