Inúmeras ervas medicinais são usadas em infusões há milhares de anos, ajudando a tratar e prevenir problemas de saúde. Nos últimos tempos, ainda mais benefícios foram evidenciados. O chá funcional, por exemplo, promete benefícios para o funcionamento do organismo, como ajuda na retenção de líquidos e até mesmo no emagrecimento.
Que tal aproveitar os dias mais frios do inverno e preparar uma xícara? Além de ajudar a aquecer o corpo, a bebida também contribui para melhorar a saúde. São diversos tipos de ervas que podem ser usadas para preparar as bebidas.
Dicas de chá funcional e seus benefícios
Chá funcional de hortelã
Para um chá funcional e saboroso, a hortelã é a pedida certa. A erva tem efeito digestivo, ajudando a tratar desconfortos gástricos e evacuação. Além disso, ainda pode atenuar dores de cabeça e aliviar a ansiedade do dia a dia.
Para preparar, basta colocar dez folhas de hortelã em 120 ml de água quente, deixando descansar por dez minutos. Pode ser consumido em seguida ou então gelado.
Chá verde
Já o chá verde possui efeitos antioxidantes, anticarcinogênicos e anti-inflamatórios, além de termogênico, o que o faz ser um dos queridinhos para quem quer perder peso. Para o preparo, utilize três folhas de Camélia sinensis (nome científico das folhas verdes) em 120 ml de água fervida. Tampe e deixe descansar por dez minutos. Consuma em seguida.
Chá de canela
Também é possível preparar um chá funcional com a folha de canela, que possui efeito termogênico e ajuda na aceleração do metabolismo, auxiliando também no melhor funcionamento da insulina. Ainda pode contribuir para diminuir cólicas leves e gases.
O preparo é feito com cinco folhas de canela em 120 ml de água fervida. O procedimento é o mesmo dos outros casos: deixe tampado descansando por dez minutos e consuma em seguida.
Chá de cavalinha
Com efeito diurético, esse chá funcional ajuda a eliminar a retenção de líquido e diminuir os inchaços. Porém, não é aconselhável para pessoas com insuficiência renal ou cardíaca. Outro benefício é a capacidade remineralizante, por causa da composição química rica em minerais, especialmente silício, o que é excelente para a pele.
Para o preparo é indicado utilizar dois talos de cavalinha em 120ml de água quente, podendo ser consumido após dez minutos.
Chá branco
Por último, o chá branco é considerado um chá funcional graças ao seu efeito termogênico e antioxidante. O preparo é o mesmo que os anteriores, colocando cinco folhas de chá branco (folha do chá verde mais nova) em 120 ml de água fervida.
E você, costuma incluir algum chá funcional em sua rotina? Conte para a gente!