Dieta

Conheça dietas malucas e saiba como elas prejudicam a saúde

Por Redação Doutíssima 07/11/2015

Quem quer perder peso fácil quase sempre se seduz pelas promessas das dietas malucas. Geralmente elas incluem pouca comida ou restringem algum grupo alimentar. Acontece que essa pode não ser a melhor maneira para emagrecer definitivamente, já que na maioria das vezes todo o peso é recuperado em pouco tempo. Além disso, elas são capazes inclusive de prejudicar sua saúde.

 

Dietas malucas podem ser fatais

Caso você queira seguir uma dessas dietas malucas que pipocam por aí, pense duas vezes. Normalmente elas são pouco saudáveis porque não conseguem dar ao organismo as quantidades e as qualidades corretas de nutrientes para uma boa saúde – ou se conseguem muitas vezes não servem como reeducação alimentar e, em seguida, você estará recuperando os quilos que perdeu.

dietas-malucas-doutissima-shutterstock

Deitas malucas são capazes, inclusive, de prejudicar a saúde e causar morte. Foto: Shutterstock

De acordo com um recente estudo realizado pelo Institute of Health Metrics and Evaluation, dietas pouco saudáveis são uma das principais causas de morte prematura ao redor do mundo. Os pesquisadores observaram que comer poucas frutas, vegetais e grãos e dar preferência a sódio e colesterol é um fator de risco relevante – que pode ser fatal.

 

Geralmente uma dieta saudável deve conter carboidratos, proteínas, gorduras saudáveis, vitaminas, sais minerais e fibras, sendo que cada um desses compostos alimentares exerce um papel importante. Por exemplo, os carboidratos nos fornecem energia e as fibras ajudam os intestinos a funcionarem corretamente.

 

Fazer uma boa combinação desses alimentos e fugir das dietas malucas é a melhor alternativa para uma vida saudável. Caso você tenha dificuldades para fazer isso por conta própria, o ideal é buscar ajuda especializada – ou seja, um profissional de nutrição.

 

Conheça algumas dietas malucas

A seguir você encontra exemplos de dietas que não devem ser seguidas por trazerem riscos para a sua saúde:

 

1. Dieta da papinha

 

Essa dieta prescreve comer diariamente até 16 potinhos de papinha de bebê, permitindo apenas uma refeição normal todos os dias. É possível a perda de peso com esse regime alimentar, mas será mesmo que vale a pena? Certamente se você fizer uma enquete entre as pessoas que conhece e têm um corpo em forma, nenhuma delas irá responder que chegou lá comendo papinha de bebê.

 

2. Dieta sem glúten

 

Como o próprio nome indica, a ideia aqui é comer alimentos que não contenham glúten. Prepare-se para abandonar ingredientes como trigo, cevada ou centeio, ou seja, para deixar de comer pães e produtos similares.

 

Muitos especialistas indicam que o trigo contém estimuladores de apetite capazes de aumentar a produção de insulina e, por consequência, o acúmulo de gordura. Acontece que ao seguir esse regime à risca, restam poucas opções alimentares e é bastante possível que você acabe recorrendo a produtos altamente processados – cheios de açúcar e prontos para estragar os planos de emagrecimento.

 

3. Dieta da sopa de repolho

 

Trata-se de um programa alimentar de sete dias, que promete fazer você perder até 4 kg nesse período. Nessa semana é possível comer o quanto você quiser de sopa de repolho, além de pequenas quantidades de outros alimentos – frutas no início e carne no final, por exemplo.

 

É possível conseguir o emagrecimento desejado nessa semana, mas e depois? Como costuma acontecer nessas dietas de curto prazo, ao terminá-la é bem provável que você retome os velhos hábitos e recupere os quilos perdidos.

 

4. Dieta da Bela Adormecida

 

É bastante simples: durma ao invés de comer e, se necessário, tome inclusive medicamentos para isso. Muitos estudos indicam a importância do sono, mas exagerar na dose e ainda deixar de comer pode ser muito perigoso – portanto, não siga esse caminho.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!