Cabelos

Shampoo bomba: veja prós e contras do produto que virou mania

Por Redação Doutíssima 28/07/2014

Você já deve ter ouvido falar do shampoo bomba, não é mesmo? Muitas mulheres usam esta mistura que dizem ser milagrosa para os cabelos. A promessa é ter cabelos mais brilhosos e sedosos e até de crescer cerca de 6 cm por mês.

Mas será que esta poção mágica funciona mesmo? Descubra neste artigo como o shampoo bomba é feito, como ele age nos fios dos cabelos e se existe algum risco com a sua utilização.

shampoo-bomba

Shampoo bomba é tido como milagroso para os fios, mas também oferece riscos. Foto: Shutterstock

O segredo do shampoo bomba

O shampoo bomba nada mais é do que a combinação de alguns produtos ao um shampoo neutro. Mais precisamente duas substâncias bem conhecidas pelos seus usos habituais. Veja como cada um deles promete agir nos cabelos:

– Monovin A: uma vitamina de uso veterinário que, segundo os adeptos da novidade, tem um papel muito importante no crescimento dos cabelos, acelerando o processo.

Bepantol: o queridinho das mulheres para os mais diversos fins é o ingrediente que dá hidratação aos fios.

Será que a fórmula funciona?

Segundo evidências, a aplicação da fórmula nos cabelos mais ressecados pode proporcionar mais brilho, mas este efeito pode ser indesejado para quem tem cabelos oleosos.

Pela fórmula ser muito oleosa, pode até prejudicar as pessoas que possuem este tipo de cabelo. Além disso, não existe qualquer comprovação que a composição de vitamina A, princípio ativo do Monovin A e Dexpantenol, princípio ativo do Bepantol, podem acelerar o crescimento capilar.

É que o crescimento do cabelo depende de uma melhor circulação do bulbo capilar, e estes produtos não têm quaisquer funções que possam resultar nesta estimulação. Porém, quem usa este  shampoopode sentir os seus cabelos mais hidratados, o que gera um sentimento de cabelo mais comprido.

Existem riscos em usar o shampoo bomba?

O Monovin A é um produto de uso veterinário, para animais de médio e grande porte. Como não existem comprovações do uso desta substância em humanos, a Anvisa proíbe o seu uso, já que não há segurança nos efeitos.

Com a divulgação dos resultados milagrosos do shampoo bomba, o Monovin A se esgotou em muitas lojas de animais, e com isso, há uma grande restrição para a compra do produto. Isso porque os resultados podem ser alarmantes para a saúde.

Dermatologistas revelam que o uso excessivo da vitamina A pode resultar em uma hipervitaminose e, com isso, resultar em queda de cabelos, ressecamento da pele, fissuras labiais, dores ósseas, toxidade hepática e má-formação fetal, no caso deste shampooser usado por mulheres grávidas.

Como a vitamina para uso animal é indicada para o crescimento da crina do cavalo, que é dez vezes mais resistente que o cabelo humano, pode ocasionar o enfraquecimento dos fios e, assim, deixá-los mais quebradiços.

Apesar do possível efeito desastroso da composição do shampoo bomba, o Bepantol líquido, quando usado puro ou adicionado ao condicionador, pode ajudar na hidratação dos fios. A Dexpantenol, presente no produto é uma substância que, além de hidratar, pode cicatrizar qualquer fissura da pele da cabeça. Por isso, nele você pode apostar.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!