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Como gerenciar conflitos no trabalho

Por Fernanda Chaud 25/08/2016

Você já deve ter parado para pensar se realmente tem competência para lidar com conflitos no trabalho, certo? Uma das habilidades mais importantes de um profissional eficaz – principalmente aqueles que são líderes – é a capacidade de resolver os antagonismos que surgem dentro da equipe.

Quando bem administrados, certos conflitos podem ser até positivos, pois estimulam a inovação, a criatividade e a mudança com foco nos resultados da organização. Porém, quando saem de controle, a tendência é causar inúmeros impactos, muitos deles destrutivos. Alguns problemas se dão na piora no clima organizacional, na diminuição da produtividade e do engajamento dos colaboradores, na insatisfação no trabalho e na falta do senso de pertencimento, elementos-chave para aumentar resultados nas empresas.

O autodesenvolvimento é um dos primeiros passos para lidarmos melhor com conflitos na nossa carreira e na nossa vida pessoal. Quando nos desenvolvemos em todos os aspectos, melhoramos também nossos relacionamentos e aumentamos nosso entendimento sobre o outro, justamente porque aumentamos nosso entendimento sobre nós mesmos. Quando o autodesenvolvimento é constante, descobrimos novas possibilidades de reduzir e administrar conflitos, e mesmo aqueles que surgirem serão percebidos como “menos turbulentos” do que antes.

Um dos meus objetivos como coach é gerar reflexões sobre a importância de se desenvolver, para que você tenha melhorias em seus relacionamentos dentro e fora da empresa.  Aproveito para dar compartilhar algumas dicas de como podemos prevenir conflitos e se eles já estiverem instalados, como lidar com os mesmos.

conflitos no trabalho

Conflitos no trabalho podem ser positivos e estimular o desenvolvimento pessoal. Foto: iStock/GettyImages

Como prevenir futuros conflitos no trabalho

•    Desenvolva e estimule uma comunicação aberta
•    Compartilhe informações
•    Estabeleça consensos prévios
•    Esclareça os papeis e expectativas
•    Esclareça e comunique claramente os processos
•    Escute sem julgamentos (apenas baseando-se em fatos e dados)
•    Promova reuniões de brainstorming – procure dar contribuições e alcançar decisões imparciais
•    Coloque as ideias em prática, mude processos que precisam ser alterados.

E quando o conflito já está instalado?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Coaching, existem algumas ferramentas para lidarmos de forma eficaz com situações que desencadeiam conflitos no trabalho. A técnica é conhecida como “4Rs” e além da administração de conflitos é muito eficaz para lidar com conflitos existentes. Os “4Rs” referem-se à:

Passo 1 – Razão
Estimule as pessoas a falarem, a expressarem o que sentem em relação ao conflito em uma abordagem racional, baseado em fatos e dados e não em julgamento baseado nas crenças pessoais dos envolvidos.

Passo 2 – Reação
Observe como as pessoas reagem ao passo 1. Se os ânimos continuarem exaltados, mostre os riscos e consequências da escalada do conflito. Incentive atitudes moderadas e conciliadoras.

Passo 3 – Resultados
Enfatize para as pessoas:
•    a diferença entre os resultados esperados (qual é o objetivo por trás de tudo isso) e os resultados atuais;
•    a forma como o conflito poderá afetar os resultados esperados (objetivos). Faça perguntas para gerar reflexão: O que você perde, o que você ganha? O que a empresa/equipe/líder/pessoa perde se o conflito prosseguir? O que a empresa/equipe/líder/pessoa ganha se chegar a uma conclusão?
É importante ressaltar que o julgamento e a falta de objetivo claro, faz com que os conflitos no trabalho aumentem. Quando as emoções estiverem começando a escalonar para um conflito ainda maior, pare e reflita qual é o seu objetivo na conversa.

Qual é o objetivo da reunião, do líder, do departamento? Quando colocamos em perspectiva algo maior do que nós mesmos, não é o que eu quero ou o que você quer, mas o que é melhor em relação ao objetivo, ao resultado esperado.
Passo 4 – Resolução
Depois de passar pelas fases anteriores, o profissional ou time estará pronto para voltar a discutir o problema de forma mais flexível e mais voltada para resultados.

 

Fernanda Chaud, partner da SBCoaching, é master coach pela Instituição. Especialista em aumento de vendas e lucratividade de empresas, foi membro da Psychology Club pela Broward College na Flórida, possui pós-graduação em Marketing e Gestão Comercial na Business School São Paulo. Aplicou seus conhecimentos e técnicas de coaching em instituições de prestígio, como Consulado Americano, Dow Brasil, Grupo Kronberg, Rede de Hotéis Windsor, Lojas C&A, entre outros.

 

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