Motivação

Como montar a árvore de Natal: guia ajuda você na tarefa

Por Redação Doutíssima 19/11/2015

O Natal está chegando. Época de reunir a família e reviver as tradições que são passadas de geração para geração. Entre os costumes desse período está a decoração da árvore natalina, tarefa nada fácil quando se quer evitar exageros. Para ajudar nessa missão, reunimos dicas de como montar a árvore de Natal.

como montar a árvore de natal istock getty images

Uma dica é convidar toda a família para ajudar a montar a árvore de Natal. Foto: iStock, Getty Images

Passo a passo de como montar a árvore de Natal

As cores tradicionais do Natal são verde, vermelho e branco. Porém, azul, rosa e tons de nude estão ganhando espaço na decoração natalina. Escolha seus adereços como bolas, luzes e laços depois de já ter determinado quais cores são usadas.

Flores naturais ou não também podem ser utilizadas na decoração natalina. Confira o passo a passo que preparamos para você:

 

1. Comece abrindo os ramos e desamassando os galhos do pinheiro.

 

2. As luzes são colocadas primeiro para que os outros enfeites cubram os fios.

 

3. Coloque os enfeites maiores, como laços e bolas. Distribua-os de maneira que formem um triângulo para ressaltar o aspecto de cone do pinheiro.

 

4. Depois vá colocando os enfeites por ordem de tamanho. Os adereços menores são para arrematar e ocupar os espaços que sobraram.

 

5. Tenha cuidado para deixar os ornamentos maiores do meio da árvore para baixo. Isso impede que a árvore fique pesada na parte superior e, por fim, inclinada.

 

6. Durante a arrumação é importante ter uma visão geral de como está ficando a decoração da árvore. Afaste-se do pinheiro e veja como está a disposição dos adereços.

 

Árvore de Natal perfeita

Muitas pessoas ficam preocupadas em como montar a árvore de Natal e se esquecem que a composição de peças da decoração começa no momento da escolha do pinheiro. Acadêmicos do Clube de Matemática  da Universidade Sheffield, no Reino Unido, desenvolveram uma fórmula matemática, chamada Trigonometria da árvore perfeita, para determinar a quantidade exata de enfeites necessária para o tamanho da árvore.

No site da universidade tem uma calculadora que auxilia nessa matemática, mas pra isso é necessário inserir o tamanho da árvore. A calculadora automática, assim como o site, se encontra em inglês.

Se você não está com tempo, não tem afinidade com cálculos ou está sem dinheiro para investir em um pinheiro tradicional, leve em consideração que a árvore de Natal é simbólica. Sabe aquele violão que está jogado em um canto, acumulando poeira? Esse instrumento pode ser a sua árvore.

Primeiro você precisará de um suporte para colocá-lo apoiado para que não escorregue. Depois disso é só soltar a sua imaginação. Invista em luzes azul, vermelhas, amarelas e verdes. Passe as luzes em volta do violão de maneira que fiquem bem dispostas para não acabarem umas sobre as outras.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar! 


Sites parceiros