Motivação

Vida simples: aprenda a simplificar e organizar os seus dias

Por Redação Doutíssima 01/12/2015

Em casa, no trabalho ou na universidade, com a rotina agitada e o excesso de informação disponível em diversos aparelhos eletrônicos, não é difícil ouvir alguém dizer que tem a sensação que seu dia está passando mais rápido ou que não tem tempo para mais nada. Será que não está na hora de mudarmos o nosso estilo e deixarmos a vida simples novamente?

 

Segundo uma pesquisa realizada em 2012, pela University of Gothenburg, na Suécia, o uso intenso da internet e o telefone celular causam estresse podendo levar à depressão e a dificuldades para dormir. Esse estudo foi feito durante um ano e foram analisadas 4,1 mil pessoas na Suécia, com idades entre 20 e 24 anos.

 

Ainda de acordo com a pesquisa, o uso excessivo do computador leva a sobrecarga mental e jogar com computador de modo online por uma ou duas horas aumenta os sintomas de depressão em mulheres. O estudo também apontou que não retornar ligações ou não responder mensagens gera sentimento de culpa, além da sensação de falta de liberdade.

vida-simples-istock-getty-imagesvida-simples-istock-getty-images

Para ter uma vida simples, é preciso evitar o uso intenso da internet e do telefone celular. Foto: iStock, Getty Images

 

Como deixar a vida simples 

Otimizando o seu tempo você consegue gerenciar a sua vida melhor, torna-se mais produtivo e mais presente entre seus amigos e familiares, pois os níveis de estresse diminuem. Dessa forma, seu cérebro não sofre sobrecarga e não desencadeia outros problemas de saúde, como ansiedade que reflete negativamente nos seus hábitos alimentares.

 

A Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV) dá algumas dicas para deixar o seu ambiente de trabalho mais leve:

 

1. Fora do trabalho

 

Procure atividades fora do ambiente de trabalho que tragam satisfação pessoal, como praticar algum esporte. Aprenda a separar vida pessoal e profissional.

 

2. Estresse alheio

 

Muitas vezes, o estresse e a ansiedade que carregamos não é seu. Segundo a vice-presidente da ABQV, Sâmia Simurro, é necessário prestar atenção na situação para descobrir se a sensação de ansiedade parte de suas angústias ou de seus colegas de trabalho.

 

Especialistas em clínica médica e preventiva, apontam que a ansiedade interfere nos hábitos alimentares. Ou seja, quanto mais ansioso você está, pior é a sua alimentação.

 

3. Tire um tempo para respirar fundo

 

O estresse no trabalho é um somatório de situações que acontecem não só nesse ambiente. Pare alguns momentos do seu dia para tomar um café e conversar sobre assuntos diferentes.

 

Otimize o tempo em casa 

E como tornar a vida simples em casa? Confira algumas dicas para otimizar o seu tempo:

 

1. Escolha do cardápio

 

Planejar o cardápio da semana aos domingos ajuda a você a ganhar uma hora por dia. Assim, é possível descongelar e separar em porções os alimentos. Em dias de imprevistos, invista em alimentos de rápido cozimento, como abobrinha refogada.

 

2. Produtos de limpeza

 

Opte por produtos dois em um, ou seja, aqueles que limpam e desinfetam. Isso faz com que você ganhe cerca de 20 minutos.

 

3. Atividade física

 

Lembra da atividade fora do trabalho que falamos acima? Existem diversos exercícios físicos que podem ser feitos nos mais variados horários, como natação, caminhada no parque ou futebol. Se você tiver filhos, leve-o junto e aproveite esse tempo para ficar mais próximo da criança.

 

Com as dicas listadas para gerenciar melhor o seu tempo, a sua sensação de liberdade e produtividade também aumentam.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!