Bem-Estar > Motivação

Ilha do Mel é opção para unir praia e sossego nas férias

Por Redação Fortíssima 25/01/2016

Férias em um estilo mais rústico. Nada de automóveis, engarrafamentos e multidão. Carros com som alto na beira da praia só em algum pesadelo. Praias lindas, água limpa, trilhas ao redor da Mata Atlântica. Curtiu? Então o seu destino de férias é a Ilha do Mel, no Paraná.

A aventura já começa no acesso ao lugar. Para chegar à ilha, existem apenas duas rotas marítimas. A mais curta dura cerca de 30 minutos e sai de um lugar chamado Pontal do Sul. Já a travessia da segunda alternativa leva 1h40min e a saída é em Paranaguá.

ilha do mel-doutissima-Priscila Foroni

A tranquilidade é uma característica marcante do lugar. Foto: Priscila Foroni

Conheça a Ilha do Mel

Em alta temporada, as embarcações têm frequência de meia em meia hora. Em outras épocas do ano, o transporte para a Ilha do Mel é disponibilizado a cada uma hora. Para desembarcar, dois trapiches dividem a preferência do público: um fica na vila Encantadas e outro no vilarejo Nova Brasília.

“A Ilha do Mel possui as melhores praias do estado do Paraná”, afirma o agente Ramsés Machado, da Preveli Viagens. Ele explica que o local é dividido em cinco pontos principais. Ao Norte está situada a tranquila praia da Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres. A construção, datada do século 18, é ponto turístico obrigatório.

Já no centro da ilha os turistas costumam passear pelas lojinhas de Nova Brasília. Também vale uma passada pelo imperdível o Farol das Conchas, onde se aprecia a melhor vista da região, e pela Praia Grande, onde o surfe é praticado.

Mais ao sul está a Gruta das Encantadas, repleta de mistérios e lendas sobre as sereias. Há ainda a deserta Praia do Miguel e as piscinas naturais da Praia de Fora. Bateu aquela fome? A Praia das Encantadas é referência. Lá, aproveite a dica do agente de viagens e experimente os pratos com frutos do mar, uma verdadeira delícia.

ilha do mel-doutíssima-shutterstock

Permaneça em contato direto com a natureza. Foto: Shutterstock

Leve lanterna e repelente para a Ilha do Mel

Não há transporte motorizado dentro da ilha e tampouco estradas, mas as trilhas têm boa sinalização. E, como não há iluminação pública, carregar uma lanterna é item indispensável, assim como repelente. Também vale levar dinheiro em espécie, já que nem todos os estabelecimentos aceitam cartão.

Nas áreas de preservação permanente da Ilha do Mel, não é permitida a entrada de turistas. Para evitar a degradação do local, só é liberado o acesso de cinco mil pessoas de forma simultânea. Ao atingir o limite, só se pode entrar quando alguém sair.

A recomendação de Machado é que você faça a reserva de hospedagem com antecedência, para não correr o risco de ter a entrada impedida pelas autoridades locais. Tudo pronto? Agora é só curtir as belas paisagens desse paraíso natural.

ilha do mel-doutissima-shutterstock

Não deixe de conferir o lindo pôr do sol. Foto: Shutterstock

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!