Motivação

Conheça atitudes que ajudam a combater o aquecimento global

Por Redação Fortíssima 28/12/2015

Você já deve ter percebido que as alterações climáticas se intensificaram. Em 2015, três furacões categoria quatro se formaram simultaneamente no Oceano Pacífico. O fenômeno de aquecimento das águas do Pacífico, El Niño, está tão intenso que foi apelidado de El Niño Godzilla. De certa forma, tudo isso se relaciona com o aquecimento global.

Mas, afinal, o que é o aquecimento global? Conforme o nome sugere, trata-se de um fenômeno de aumento generalizado da temperatura da terra. De acordo com um relatório oficial da Organização das Nações Unidas (ONU), apresentado em 2013 no Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, a ação humana é protagonista nesse quadro.

aquecimento-global-doutissima-shutterstock

Planeje suas refeições e sempre separe seus resíduos para a reciclagem. Foto: iStock, Getty Images

Ações para reduzir o aquecimento global

Para entender como podemos preservar o planeta através de ações para reduzir o aquecimento global, é preciso entender por que nossas atitudes contribuem para as alterações climáticas. De acordo com a ONU, o principal fator que ocasiona a destruição da camada de ozônio e o descontrole nos termômetros é a emissão de gases.

O gás carbônico é derivado da queima de combustíveis e responsável pelo já conhecido “efeito estufa”. Os resultados estão aí: a temperatura média da atmosfera já aumentou cerca de 1ºC desde o século XIX. Então, como modificar esse cenário? Veja, abaixo, algumas atitudes possíveis para preservar o planeta:

  • Vá de bike

A queima de combustíveis como gasolina e diesel já foi apontada como uma das principais causas do aquecimento global. Suponha que um carro rode 30 quilômetros por dia. Em um ano, a quantidade de gases emitida iria necessitar de 17 árvores crescendo por 37 anos para ser absorvida. Por isso, que tal eventualmente trocar o automóvel pela bike?

  • Não desperdice

O desperdício de comida, além de desnecessário, contribui para o aquecimento do planeta. Isso porque o lixo orgânico depositado em aterros emite gás metano em sua decomposição, que é um potente gerador do efeito estufa. Calcule, planeje suas refeições e sempre separe seus resíduos para a reciclagem.

  • Coma menos carne

O aumento no consumo de carne, além de contribuir para o desmatamento na Amazônia para a criação de gado, também resulta no aquecimento global. A explicação é simples: em seu processo digestivo, bois e vacas emitem metano, um gás extremamente nocivo à camada de ozônio. Que tal reduzir o consumo ou substituir a carne por outros alimentos?

  • Repense o consumo

Antes de comprar qualquer item, lembre-se de que a sua fabricação envolve processos industriais que ocasionam a emissão de gases prejudiciais à atmosfera. Por isso, evite o consumo desenfreado, pesquise antes de comprar e verifique se a empresa não emite gases em excesso nos seus processos.

aquecimento global infográfico doutíssima

Impactos do clima na vida dos brasileiros

Com o objetivo de promover um debate socioambiental mundial para reduzir o aquecimento global, ocorreu em Paris a Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU). O evento envolveu cerca de 200 líderes mundiais em uma discussão sobre alternativas para um mundo mais sustentável.

Em parceria com a ONU, o Ministério da Saúde do Brasil está investigando as consequências do aquecimento global no País. As informações disponibilizadas no site oficial da organização são alarmantes. Sem medidas protetoras, inundações causadas pelo aumento do nível do mar poderão afetar mais de 618 mil brasileiros durante o período de 2070 a 2100.

Estima-se que, devido ao aumento da temperatura, a mortalidade de idosos vai subir para 72 mortes por 100 mil habitantes em 2080. O índice era de 1 por 100 mil ao ano, de 1961 a 1990. A ONU avalia, ainda, que 5% das 336 mil mortes por doenças do coração, AVC’s, câncer de pulmão e infecções respiratórias agudas já são atribuíveis à poluição do ar.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!