Vivemos em um mundo ocupado. Você dobra roupas mantendo um olho sobre as crianças e outra na televisão. Você planeja o dia enquanto ouve o rádio e vai para o trabalho. Se na corrida para dar conta de tudo você acha que perdeu sua conexão com o momento presente, a meditação mindfulness pode ajudar.
O que é mindfulness?
Mindfulness é a prática de focar sua atenção no momento presente e aceitá-lo sem julgamentos. Embora tenha suas raízes na meditação budista, o modelo secular de consciência entrou em ascensão nos últimos anos devido ao seu poder de ajudar em casos de estresse e ansiedade.
O cultivo da atenção plena ajuda a manter seus pensamentos longe de suas preocupações habituais e em direção a uma apreciação do momento, com uma perspectiva mais ampla sobre a vida. Estudos têm demonstrado que praticar a consciência, mesmo que por apenas algumas semanas, pode trazer uma variedade de benefícios físicos, psicológicos e sociais.
Um estudo da Universidade de Wisconsin, dos Estados Unidos, descobriu que depois de apenas oito semanas de treinamento, a prática desse tipo de meditação aumenta a capacidade do sistema imunológico de combater uma doença. Várias pesquisas descobriram ainda que a atenção plena aumenta emoções positivas e reduz o estresse .
Pesquisadores da Universidade McGill, do Canadá, por exemplo, sugerem que o mindfulness ajuda profissionais de saúde a lidar com o estresse e conectar-se com seus pacientes, melhorando sua qualidade de vida.
A técnica também ajuda profissionais de saúde mental, reduzindo emoções negativas e ansiedade e aumentando suas emoções e sentimentos positivos de autocompaixão. A prática também é capaz de atuar para melhorar sua alimentação. Afinal, você come de maneira consciente e equilibrada.
Exercícios para manter atenção plena
Há mais de uma maneira de praticar a atenção plena, mas o objetivo de qualquer técnica é atingir um estado de relaxamento focado em prestar atenção nos pensamentos e sensações sem julgamentos. Isso permite que a mente consiga focar no momento presente. Todas as técnicas de mindfulness são uma forma de meditação, aprenda algumas:
- Meditação básica
Sente-se calmamente e se concentre na respiração natural ou em uma palavra ou mantra que você deve repetir em silêncio. Permita que os pensamentos transitem sem julgamento e retorne seu foco na respiração ou mantra.
- Sensações corporais
Fique alerta para sensações corporais sutis, como coceira ou formigamento e as deixe passar. Observe cada parte do seu corpo em sucessão, da cabeça aos pés.
- Sensorial
Observe por alguns momentos as paisagens em sua volta, sons, cheiros, gostos e toques. Nomeie-os sem julgamento e os deixe ir.
- Emoções
Permita que as emoções estejam presentes sem julgamento. Pratique uma nomenclatura estável e relaxada de todas elas: alegria, raiva, frustração e o que mais aparecer. Aceite a presença de cada uma delas e as deixe ir embora.
- Desejos
Lide com os desejos por substâncias que causam dependência ou comportamentos ruins e permita que eles passem. Observe como seu corpo se sente quando o desejo começa e substitua-o pelo desejo que vá embora. Certamente ele vai diminuir.
E aí, o que achou da técnica mindfulness? Conte para a gente! Aproveite que está aqui e confira mais dicas sobre meditação. A sua rotina certamente vai ficar mais tranquila.