Especialidades > Saúde

Síndrome X: entenda o aumento de peso na menopausa

Por Redação Fortíssima 12/10/2016

O ganho de peso sem razão aparente é uma queixa bastante comum em mulheres que chegam à menopausa. O que nem todas sabem é que muitas vezes existem problemas escondidos por trás da mudançaUm deles é a resistência à insulina, também conhecida como Síndrome X, capaz de aumentar o risco da ocorrência de várias doenças.

Síndrome X e o aumento de peso na menopausa

A fonte chave de energia do nosso corpo é a glicose, cuja quantidade exigida pelo organismo varia o tempo todo. Mesmo assim, as taxas de açúcar no sangue precisam permanecer estabilizados. Produzida no pâncreas, é a insulina é o hormônio que ajuda a regular esses níveis.

Quando há um desequilíbrio nos níveis de açúcar no sangue e as células não conseguem absorver a glicose extra, cabe ao fígado lidar com o problema e convertê-lo em gordura. Como as células de gordura são carregadas com receptores de glicose, começa aí um ciclo interminável.

Mulher observando o ganho de peso devido a Síndrome X.

O ganho de peso na menopausa é uma realidadade comum. Foto: iStock Getty Images.

É por isso que a resistência à insulina é capaz de ocasionar ganho de peso. Além disso, é possível que você se sinta exausta o tempo todo e tenha mais vontade de consumir aqueles alimentos que oferecem energia rápida.

Os sintomas podem estar relacionados à Síndrome X, que costumam começar antes mesmo da menopausa, mas que ficam mais intensos e comuns quando ela se aproxima. Isso ocorre em razão das alterações metabólicas relacionadas às flutuações hormonais e secreção da tireoide.

Chegar novamente ao equilíbrio é fundamental para gerir os sintomas associados à menopausa e à perimenopausa – que antecede a primeira. Esses sinais podem até ser confundidos com a Síndrome X e incluem fadiga, urgência urinária, dificuldade para dormir e alterações de humor – mas não significa que sejam necessariamente resistência à insulina.

Segundo um estudo publicado no International Journal of Obesity, elas ganham cerca de cinco quilos no prazo de até oito anos após a menopausa. Mesmo aquelas que conseguem manter o peso percebem uma maior circunferência na cintura.

Mudanças no estilo de vida podem ajudar

A boa notícia é que há maneiras de ajudar a reverter esse processo e equilibrar naturalmente seus hormônios. Muitas dessas recomendações são fáceis de fazer:

  • Considere uma dieta que inclua principalmente carnes magras e proteína e seja rica em fibras, cereais integrais, verduras e legumes e frutas frescas
  • Faça cinco refeições por dia, incluindo café da manhã, almoço, jantar e dois lanches
  • Pratique exercícios físicos regularmente. Eles são capazes de ajudar a manter os níveis de insulina e o equilíbrio hormonal normais, além de regular a função metabólica. Também auxiliam a diminuir o estresse e a pressão sobre as glândulas suprarrenais
  • Beba álcool com moderação, pare de fumar e tenha boas noites de sono. Isso ajuda a promover um organismo mais saudável e equilibrado.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!