Esporte

Entenda a importância da atividade física para obesos

Por Redação Doutíssima 13/02/2015

O sedentarismo e os distúrbios alimentares são hoje os principais fatores que levam as pessoas à obesidade. De acordo com o Ministério da Saúde, atualmente, 50,8% dos brasileiros estão acima do peso ideal e 17,5% são obesos.

obesos

A prática de exercícios ajuda a melhorar o metabolismo e a reduzir o estresse. Foto: iStock, Getty Images

Para combater a obesidade, a prática de exercícios físicos é primordial. No entanto, os especialistas da área alertam que a atividade exige cuidados, seja em casa, na academia ou na rua. Por isso, recomenda-se a procura de um médico, para que seja feita uma avaliação.

A prática de exercícios físicos melhora a autoestima e o nível de concentração, além de fazer com que os reflexos se tornem mais rápidos e a memória fique mais apurada.

As atividades físicas ainda ajudam a regular a taxa de açúcar no sangue, o que reduz o risco de diabetes, retardam o processo de envelhecimento e auxiliam na construção e na manutenção da massa óssea.

Além disso, os benefícios da atividade física para obesos podem incluir queima de calorias e perda de peso, manutenção da tonificação dos músculos, melhora do metabolismo e da circulação, diminuição do apetite e do estresse etc.

A prática física, na rotina de indivíduos obesos, também confere melhorias na qualidade do sono e na prevenção de problemas de pressão sanguínea e de colesterol alto.

 

Exercícios físicos para obesos

Para prevenir um aumento de peso maior que 3%, qualquer indivíduo deveria realizar de 150 a 250 minutos de exercícios por semana, o que equivale a um gasto calórico entre 1200 e 2000 calorias.

Segundo a nutricionista Renata Rodrigues de Oliveira, a realização semanal de 150 minutos de exercício promove um mínimo de redução de peso. “Praticar mais do que 150 minutos por semana promove uma redução de peso modesta. Já a realização de atividade física entre 225 a 420 minutos semanais resulta numa perda de peso média de cinco a sete quilos e meio”, explica.

A principal recomendação de exercícios físicos para obesos engloba exercícios aeróbicos, resistidos, como a musculação e alongamento.

Por meio das atividades aeróbicas, que incluem caminhada, corrida, ciclismo e natação, ocorre um aumento da utilização de lipídios como fonte de energia, que auxilia na redução dos depósitos de gordura e, consequentemente, na redução do peso corporal.

As atividades que exigem força e resistência muscular, como a musculação, favorecem, de forma significativa, o aumento do metabolismo basal.

Acompanhadas de algumas restrições alimentares, contribuem ainda mais na redução da gordura corporal. No entanto, vale ressaltar que somente um profissional especializado poderá orientar e descobrir o que mais se adequa a cada indivíduo.

 

Ações que podem ajudar na saúde de obesos

Para se obter sucesso com qualquer que seja a atividade, é necessário que a prática seja de forma regular e de intensidade moderada, para não gerar danos à saúde.

Mas além da atividade física regular, é importante adotar um comportamento mais ativo diante de algumas situações do dia a dia.

Alternativas como utilizar as escadas com mais frequência, andar a pé e cuidar do jardim, por exemplo, contribuem muito para aumentar a demanda energética, sendo esta uma mudança de comportamento preponderante para o tratamento de obesos.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!