Dieta > Nutrição

Lista de alimentos saudáveis para inserir na dieta em 2017

Por Tatiana Barros 22/12/2016

Com o fim do ano, chega aquele momento de começar a fazer as listas de resoluções para os próximos meses. E para quem pretende adotar uma rotina alimentar balanceada, é essencial apostar em produtos ricos em nutrientes benéficos para a saúde do organismo. Pensando nisso, preparamos uma lista de alimentos saudáveis que valem a pena inserir na sua dieta em 2017.

Lista de alimentos saudáveis

Alguns produtos já são bem conhecidos por serem ótimos aliados de quem busca uma alimentação mais saudável, enquanto outros são menos difundidos, mas igualmente poderosos para auxiliar na manutenção de uma boa qualidade de vida. Confira a lista do que recomendados investir nas próximas compras:

Chufa

Este é um tubérculo, também conhecido como tigernuts, e que é consumido pelo povo espanhol há mais de 4 mil anos. O alimento não contém glúten nem sódio, podendo ser ingerido por celíacos e hipertensos. É um aliado no combate aos radicais livres e ajudam no bom funcionamento do sistema imunológico e na saúde óssea.

Duas formas para consumir a chufa: sem casca, pura ou com frutas no café da manhã ou como farinha integral, no preparo de receitas de bolos, tortas e salgados.

Farinha de beterraba

A beterraba em pó é muito utilizada por atletas, por aumentar a performance, especialmente em esportes como ciclismo, maratonas e triatlos. Ela pode ser um bom ingrediente em preparações de sucos, shakes e até de receitas como pães, bolos, tortas, sopas e caldos. A farinha é uma aliada para quem deseja emagrecer, por ter baixo valor calórico e ser rica em fibras que dão a sensação de saciedade. Também é indicada para prevenir doenças cardiovasculares como angina e hipertensão.

Snacks saudáveis

Os snacks saudáveis, como barra de cereais, são boas opções de lanches no meio da tarde, já que a recomendação é de que se deve alimentar a cada três horas.

Chocolate funcional

Para quem não resiste a um chocolate, mas quer manter a dieta, um bom aliado é o produto sem glúten, que podem ainda serem consumidos por diabéticos e celíacos.

Maca peruana

Esse é um tubérculo originário do Peru, que visualmente se parece com um rabanete. A maca peruana é considerada um superalimento, por ter alta concentração de cálcio, proteínas, minerais, fibras e zinco. A raiz ajuda no emagrecimento, a prevenir doenças e ainda é vista como um afrodisíaco, por aumentar a libido.

Batata Yacon

Essa é uma raiz funcional rica em vitaminas e minerais. Ela ajuda na prevenção de doenças, como as cardiovasculares e até câncer, e ainda ajuda no controle do colesterol e da diabetes. Pode ser consumida crua ou em forma de farinha, sendo adicionada em preparações de massas de panquecas, tortas, tapioca, bolos ou consumidos com frutas e iogurtes.

Quinoa, linhaça e chia

Esses são três grãos considerados superalimentos. Possuem propriedades semelhantes, sendo ricas em vitaminas, fibras e minerais. A quinoa pode ser um bom substituto do arroz, enquanto a linhaça e a chia podem ser inseridas em lanches e cafés da manhã, consumidas com frutas e iogurtes.

Gostou da lista de alimentos saudáveis que devem ser inseridos em sua dieta em 2017? Comece o ano com mais qualidade de vida! Para saber mais sobre nutrição, não deixe de acompanha o nosso site!