Exercícios > Fitness > Slider Home

8 critérios para escolher uma academia completa para malhar

Por Tatiana Barros 23/01/2017

O primeiro mês do ano é uma das épocas em que as academias ficam mais cheias, com novos alunos dispostos a cumprirem a resolução de uma vida mais saudável e ficarem em forma para curtirem o verão. Mas diante das diversas opções de onde malhar, como escolher uma academia completa, que te atenda em todos os sentidos? Essa é uma decisão importante, uma vez que a falta de critério pode ser determinante para não levar a frequência adiante, não ter os resultados esperados ou, até mesmo, sofrer lesões.

Saiba como escolher uma academia completa(foto: Istock)

Saiba como escolher uma academia completa(foto: Istock)

Como escolher uma academia completa para você?

Confira alguns critérios que devem ser considerados ao escolher o lugar onde irá malhar:

Infra estrutura

A primeira coisa que deve ser analisada é a estrutura. Cheque bem tudo o que ela possui, se os equipamentos são modernos e realmente funcionais, se há boa ventilação e uma iluminação adequada. Analisar a higiene do local também é de extrema importância. Visite o banheiro, veja se são limpos, se os vestiários contam com armários e secador de cabelo, além da condição de uso dos chuveiros.

Localização

A localização da academia é determinante para que você não desanime e consiga manter uma boa frequência de treino. O ideal é que não seja necessária uma locomoção muito significativa, ficando no máximo a 20 minutos de distância da sua casa ou trabalho.

Preço

Vale a pena comparar preços e analisar se os valores cabem no seu orçamento. Verifique se há descontos para planos com mais tempo de duração ou para mais de uma modalidade de aula.

Horários

Certifique-se que a academia funciona nos melhores horários para você, veja se há flexibilidade e, caso ela ofereça aulas coletivas, cheque bem os horários e crie uma agenda para você conseguir adequar à sua rotina.

Aulas

Muitas academias oferecem diversas opções de aulas coletivas, além da musculação. Essa é uma boa alternativa para quem deseja combinar diferentes atividades, que podem se revelar ainda mais prazerosas, aumentando a vontade de frequentar o local. Confira as opções e veja quais combinam mais com você.

Profissionais

Estamos falando de um ambiente que trabalha com a sua saúde, por isso é essencial que conte com profissionais qualificados para criar o melhor programa para as suas necessidades, além de poderem te instruir, auxiliarem em relação às séries e ajudar em caso de alguma emergência ou dores.

Segurança

É preciso ver se o local conta com equipamentos de segurança, socorristas para casos de emergência e itens de primeiros socorros, como aparelhos desfibriladores.

Objetivo

A academia precisa respeitar suas necessidades e objetivos, sabendo criar um programa que atenda às suas particularidades. Não aceite imposição de planejamentos e verifique se a academia cria séries personalizadas ou padrões.
Considerando esses critérios será muito mais fácil escolher a melhor academia e assim obter os resultados que você espera com os treinos ou aulas. Para outras dicas fitness, não deixe de acompanhar o nosso site!