Beleza > Pele

Skip-care: Como cuidar da pele com poucos produtos e em menos tempo

Por Francine Costanti 27/03/2019

Com o passar dos anos, nossa pele sofre mudanças e precisa de cuidados especiais para se manter saudável. Graças ao avanço da ciência, muitas marcas criaram dermocosméticos que se mostram cada vez mais eficientes no combate ao envelhecimento para cada tipo de pele.

Mesmo assim, a correria da vida faz com que muitas pessoas desistam de seguir uma rotina disciplinada e acabem deixando esses cuidados de lado. Aí é que entra o skip-care, um método que dá ênfase aos produtos com mais de uma função na fórmula. Além de economizar dinheiro comprando menos cosméticos, você economiza tempo em seus cuidados diários sem perder os resultados.

envelhecimento-doutissima-shutterstock

Skip-care dá ênfase aos produtos com mais de uma função e economiza tempo de cuidado com a pele. Foto: iStock

O conceito contrasta com a rotina sul-coreana de cuidados com a pele, que vem ganhando muitos seguidores no Ocidente. Elas observam diariamente e à risca de 10 a 12 passos com dermocosméticos especializados nas áreas do rosto, pescoço e colo. Mas será que isso é realmente eficaz? A dermatologista Sylvia Ypiranga, assessora do Departamento de Cosmiatria Dermatológica da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), responde: “Não existem trabalhos comparativos para podermos avaliar. Existe apenas um componente cultural, que deve ser notado”.  

Sheet masks: máscaras para o rosto são a tendência do momento

Cuidados básicos com a pele

Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a sequência de cuidados com a pele do rosto e do restante do corpo. A indicação da dermatologista é que você faça limpeza com sabonete ou loção de limpeza, além de usar um produto para hidratação e um fotoprotetor.

“Além disso, antioxidantes e ativos indutores de formação de colágeno (como ácido retinóico, por exemplo) podem ser usados seguindo orientação do seu dermatologista, conforme necessidade de prevenção ao envelhecimento e mesmo na prevenção ao câncer de pele. Se houver indicação, para tratar melasma, devem-se usar clareadores, também sob orientação e prescrição médica”, acrescenta.

Como funciona o conceito de skip-care

A rotina corrida faz com que muitas pessoas optem por produtos que prometem mais de um benefício para a pele, como as bases que já têm proteção solar na sua fórmula ou protetores labiais que dão um toque de cor à boca. “Eventualmente, alguns produtos apresentam propriedades hidratantes e são associados com fotoprotetores na formulação”, explica a dermatologista.

Rejuvenescimento do rosto: confira dicas para amenizar sinais

Segundo ela, o método do skip-care pode ajudar a ter uma pele saudável por um motivo bem simples: “De forma geral, trata-se de um novo nome para os cuidados básicos que devemos ter com a pele. Isso funciona muito bem para quem não tem outras necessidades de tratamento, como acne ou melasma. Como cuidado básico, a limpeza, hidratação e fotoproteção são essenciais e suficientes”, afirma.