Pele

Cotovelos ressecados têm solução: truques para tratar em casa

Por Redação Doutíssima 12/08/2014

Uma das partes do corpo que são mais negligenciadas do corpo na hora da hidratação são os cotovelos. Lembramos deles quando vamos colocar alguma roupa que mostra mais a pele e, quando vamos ver, estamos com os cotovelos ressecados e escuros.

Causas dos cotovelos ressecados

Esta parte do corpo está sempre em atrito, não é mesmo? Quando você está na frente do computador e para por um segundo para pensar na sua próxima ação, o que você faz? Apoia os cotovelos sobre a mesa. Com isso, os surgem os cotovelos ressecados, que podem ter a sua condição agravada devido ao clima e aos cuidados com a hidratação.

cotovelos-ressecados

Cotovelos ressecados exigem hidratação constante, com produtos adequados. Foto: Shutterstock

5 truques contra os cotovelos ressecados

Se você quer se livrar dos cotovelos ressecados, veja algumas dicas que podem acabar com o problema.

Esfoliar é preciso

A esfoliação é o primeiro passo importante para começar a tratar os cotovelos. É altamente essencial esfoliar o corpo, a fim de eliminar as células mortas da pele seca, que normalmente tendem a descamar.

Durante os dias de inverno, você precisa ter uma atenção especial para cotovelos, já que tendem a tornar-se mais secos e descamar ainda mais em comparação com outras partes do corpo.

Tente usar os esfoliantes suavemente e não esfregue a pele de forma agressiva. Isso porque pode prejudicar ainda mais os cotovelos que já se mostram ressecados. Procure esfoliar essa região pelo menos uma vez por semana. Você pode usar um produto de sua preferência ou fazer uma esfoliação caseira usando açúcar.

Use um bom hidratante

Após a esfoliação, o próximo passo é hidratar a pele. Você pode usar um creme hidratante com aloe vera e vitamina E, para dar aos cotovelos ressecados um tratamento intensivo. Tente aplicar o hidratante logo após o banho, já que a pele pode absorver a umidade mais rapidamente.

Além disso, você também pode usar um pouco de óleo de oliva ou óleo de amêndoas para nutrir os cotovelos antes de ir para a cama. O uso regular de hidratante pode ajudar a melhorar o aspecto dos cotovelos ressecados.

Prepare uma máscara

Outro truque caseiro para os cotovelos ressecados é esta máscara que é bem simples de fazer: misture quatro colheres de creme de leite com uma colher de óleo de girassol e uma colher de farinha de arroz. Depois, aplique nos cotovelose massageie com uma bucha vegetal. Deixe agir por 30 minutos e enxágue com água fria. Repita o processo semanalmente.

Evite água quente

Principalmente no inverno, é tentador ficar em um chuveiro de água quente por muito tempo. Porém, a água quente pode ser a razão por trás dos cotovelos com aspecto ressecado.

Isso acontece porque ela retira os óleos de proteção da pele, tornando-a seca. Então, se você tem cotovelos ressecados, precisa usar água morna em vez de água quente.

Ficando longe das manchas escuras

Geralmente, os cotovelos também possuem uma coloração mais escura. Para ficar longe disso, procure usar produtos a base de vitamina C, ácido glicólico, ácido kójico ou extrato de alcaçuz. Estas substâncias ajudam a remover as células mortas da pele e evitar uma superprodução de melanina.

Além disso, adicione uma camada de protetor solar para quando sair durante o dia, para que a exposição ao sol não altera ainda mais o tom dos cotovelos.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!