Pele

Veja 10 dicas que ajudam a ter uma pele lisa

Por Redação Doutíssima 21/05/2015

Ter uma pele lisa, saudável e bonita é o desejo de muitas pessoas. Entretanto, por conta de hábitos inadequados na rotina do dia a dia, a pele, principalmente a do rosto, acaba sendo danificada, apresentando manchas, acnes, marcas e outros problemas. Mas a boa notícia é que, com alguns ingredientes, você pode cuidar da pele no conforto da sua casa.

 

Pele lisa: cuidados

Provavelmente, você sabe que para ter uma pele saudável, alguns cuidados são essenciais. No verão e no inverno, principalmente, a atenção com a pele é essencial. Isso porque são nessas estações que o rosto fica mais exposto ao sol, ao frio, ao vento e ao calor.

pele lisa

Esfoliação e hidratação são cuidados que podem deixar a pele mais lisa e saudável. Foto: iStock, Getty Images

Porém, por mais que a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) alerte sobre os cuidados com a pele – alimentação adequada, hidratação, uso de filtro solar, ingestão de água etc -, muitas pessoas deixam o alerta de lado.

A falta de atenção com a pele acaba fazendo com que manchas, ressecamento, oleosidade e outros problemas apareçam.

 

Dicas para ter uma pele lisa e macia

Se você faz parte desse grupo que se esquece de cuidar da pele, saiba que algumas dicas podem ajudar a deixá-la lisinha e saudável.

 

1. Suco de laranja

Coloque em um recipiente o suco de uma laranja e adicione um quarto do volume de água de rosas. Passe a loção no rosto diariamente, deixando atuar sempre por dez minutos.

 

2. Laticínios

Se a sua pele for oleosa, você pode optar pelo uso de laticínios para obter uma pele lisa. Pegue um iogurte e aplique uma camada espessa no rosto, deixando agir por dez minutos.

 

3. Leite

Para peles que possuem manchas, basta passar leite nas manchas todos os dias.

 

4. Flores

Uma pele lisa com ervas pode ser feita com flores de calêndula secas, flores de camomila secas e pétalas de rosas secas. Coloque uma colher de chá de cada uma das ervas num recipiente e adicione 250 ml de leite integral.

 

Deixe na geladeira por um dia para macerar, coe e coloque a loção em uma garrafa, preferencialmente de vidro. Com a ajuda de um algodão, limpe a pele com essa loção todos os dias.

 

5. Ovo

Ainda para peles oleosas, coloque em uma tigela uma gema de ovo, uma colher de café de azeite e uma colher de café de levedura em pó. Misture e aplique sobre o rosto por 15 minutos.

 

6. Bicarbonato de sódio

Uma receita com bicarbonato de sódio também pode deixar sua pele lisa. Misture uma xícara de farinha de aveia e duas colheres de sopa de bicarbonato com água até formar uma pasta. Umedeça o rosto e aplique com movimentos circulares. Enxágue em seguida.

7. Esfoliação

A esfoliação renova as células, ajuda a deixar a superfície da pele mais uniforme; mantém a pele mais limpa e evita a obstrução dos poros.

 

8. Hidratação

A hidratação é fundamental. É essencial para o equilíbrio da pele saudável e com brilho. A hidratação com cremes específicos para o seu tipo de pele é fundamental para buscar o equilíbrio.

 

9. Alimentação

A alimentação balanceada possui vitaminas, minerais e substâncias importantes pata manter a pele lisa e saudável.

 

10. Água

Ela é essencial externamente, ao se manter o hábito de lavar o rosto pelo menos duas vezes ao dia, ou internamente, com o consumo de cerca de dois litros e água por dia.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!