Dieta

Conheça os benefícios e como funciona a dieta gracie

Por Redação Doutíssima 13/06/2015

Se você sonha em ter um corpo digno de atleta, saiba que com dedicação e uma alimentação correta, é possível chegar lá. A chave para conquistar uma vida saudável e balanceada pode estar na dieta gracie. Ela foi criada com o propósito de manter o ph das refeições o mais neutro possível, através da combinação correta de alimentos.

 

O idealizador da dieta gracie foi Carlos Gracie, um mestre de jiu-jítsu no Brasil. Aos 92 anos, ele ainda praticava a modalidade, o que pode ser um bom indício de que o cardápio alimentar realmente garante vigor e longevidade. Sua neta, Kyra Gracie, é pentacampeã mundial de jiu-jítsu e segue a rotina alimentar criada pelo avô.

dieta gracie

Tipo de dieta promete longevidade através do processo de reeducação alimentar. Foto: iStock, Getty Images

 

Entenda as vantagens da dieta gracie

A dieta gracie é mais do que um regime, pois ela instiga certos hábitos alimentares que valem para a vida toda. Segundo o Graciediet, site oficial da dieta, seu objetivo não é ajudar a manter a forma por um mês, mas sim garantir energia e um corpo digno de atleta em todas as idades.

A forma de alimentação da gracie tem por objetivo garantir o equilíbrio correto entre os alimentos durante as refeições. Para assegurar os efeitos desejados, é necessário manter com disciplina as combinações dos grupos alimentares indicados pela dieta. Além disso, são necessários alguns cuidados.

1. Esqueça as calorias

Não conte calorias, mas respeite o seu corpo: coma até sentir que está cerca de 80% satisfeito, ou seja, consuma apenas o necessário para saciar a fome.

2. Beba água

Beba sempre um copo de água ao acordar e outro antes de dormir.

3. Coma regularmente

Faça três refeições principais no dia, com um intervalo mínimo de quatro horas.

4. Esqueça os lanches

 

Não faça lanches entre as refeições principais.

5. Cuide da proteína animal

Não coma carne de porco nas refeições.

6. Esqueça o álcool

Não consuma bebidas alcoólicas no dia a dia.

7. Faça jejum

Jejue por 24 horas pelo menos uma vez por mês.

Saiba como aderir à dieta gracie

A dieta gracie divide os alimentos em grupos. Para mantê-la, é necessário montar o cardápio de acordo com a combinação dos alimentos presentes em cada um desses grupos. Assim, a pessoa acaba passando por um verdadeiro processo de reeducação alimentar.

O objetivo da gracie não é a perda de peso, mas aliando a dieta com exercícios aeróbicos de alta intensidade, é possível, sim, eliminar alguns números na balança. Veja, abaixo, como a dieta divide os alimentos:

– Grupo A: carnes, gorduras e oleaginosas, verduras e hortaliças

– Grupo B: carboidratos

– Grupo C: frutas doces e queijos

– Grupo D: frutas ácidas

– Grupo E: leite

– Grupo F: creme de leite

Inicialmente, a dieta consiste em eliminar os alimentos dos grupos mais calóricos, como os doces. Além disso, ela dita que não se deve misturar os alimentos do grupo B, ou seja, os carboidratos. Aos poucos, mais combinações entre os grupos são possibilitadas.

A tabela da dieta indica quais alimentos são compatíveis para consumir entre si e quais não são. De acordo com ela, arroz e aipim, por exemplo, não devem ser consumidos na mesma refeição. O mesmo vale para pêssegos e morangos.

Algumas combinações permitidas envolvem determinados alimentos do grupo B e do C, como centeio e banana. Para conferir todas as possibilidades, basta consultar a tabela da dieta gracie. Antes de aderir, entretanto, a recomendação é procurar o nutricionista.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!