Metas que envolvem alterações na rotina são especialmente desafiadoras. Afinal, hábitos demoram um tempo considerável para serem consolidados e nossa tendência natural é desistir quando nos vemos confrontados com a necessidade de fazer grandes mudanças.
https://fortissima.com.br/2018/12/25/pele-ressecada-especialista-indica-7-alimentos-que-hidratam-de-dentro-para-fora-14834065/
Esse é um dos desafios enfrentados por quem decide mudar hábitos de alimentação. Quando se tem uma vida corrida, é fácil se render às comodidades das comidas congeladas ultraprocessadas ou dos deliveries diários. Com eles é possível economizar tempo, já que você não precisa cozinhar e lavar louça. Por outro lado, você talvez deixe de consumir alimentos saudáveis e de origem confiável.
A boa notícia é que dá para comer bem sem ter que passar muito tempo na cozinha. Saiba como:
8 truques para manter uma dieta saudável sem passar muito tempo cozinhando
- Planeje
Cozinhar não envolve só o tempo em que você está na cozinha: inclui as idas ao mercado, a definição do cardápio e o que será feito com o que sobrar. Como tudo isso demanda tempo (e, às vezes, criatividade), nossa principal dica é ter um estoque de comida pronta no freezer – mas comida feita em casa. Comece montando um cardápio semanal ou quinzenal. Defina os pratos, faça uma lista de ingredientes que precisará comprar e cozinhe tudo de uma vez! O segredo é separar os alimentos, depois de prontos, em porções individuais a serem descongeladas a cada refeição.
- Cozinhe vegetais simples e sem tempero em grande quantidade
Você pode cozinhá-los em água ou no vapor. Depois, guarde-os no freezer ou congelador em pequenas porções e vá descongelando conforme a necessidade.
- Use as sobras da sua geladeira com sabedoria
Você também pode transformar restos de vegetais em purês ou patês ao colocá-los no processador com azeite e temperos deliciosos.
https://fortissima.com.br/2019/01/05/seu-metabolismo-e-lento-ou-acelerado-saiba-como-descobrir-14834075/
- Cozinhe grandes quantidades de grãos
Ter sempre grãos e feijões cozidos na geladeira ou congelador facilita muito o dia a dia. Eles duram bastante quando congelados e tornam a sua dieta ainda mais nutritiva. Vegetais costumam durar menos do que legumes, por exemplo.
- Diminua o seu consumo de carne pela metade, se possível
Assim, você poderá comprar uma carne melhor e mais magra, fazendo um bem danado para o seu bolso, saúde e paladar!
- Uma vez por semana, coma o que você quiser
Você vai precisar maneirar na quantidade, mas é justo que se permita comer o que realmente desejar uma vez por semana. Torne esse dia especial porque você merece.
https://fortissima.com.br/2018/12/14/acne-adulta-5-alimentos-que-devem-ser-evitados-por-quem-tem-pele-oleosa-14834002/
- Consuma frutas, vegetais e legumes da época
Alimentos da época costumam ser mais baratos e de melhor qualidade, já que estão sendo produzidos em abundância. Além disso, tente comprar de produtores locais e em mercados orgânicos. Dessa forma, você se certificará de estar consumindo produtos mais nutritivos e sem agrotóxicos.
- Teste novas receitas
Sair da rotina é uma das melhores coisas que você pode fazer para descobrir novos sabores e técnicas. Nunca cozinhou tofu, cogumelos ou uma carne específica? Arrisque-se, porque alimentação saudável também é sobre variedade.
https://fortissima.com.br/2018/10/18/dieta-low-carb-14833833/