Dieta

Dieta sem lactose: vale mesmo a pena?

Por Redação Doutíssima 06/03/2015

Para quem tem intolerância à substância, a dieta sem lactose é fundamental. Nos últimos tempos, porém, muitas pessoas decidiram abolir todos os derivados do leito da sua alimentação por livre e espontânea vontade, simplesmente para emagrecer ou por conta de um fenômeno de moda.

 

Mas será que uma dieta sem lactose ajuda realmente a emagrecer? Veja o que pesquisas revelam sobre o assunto e saiba se a lactose é, de fato, a grande vilã das dietas.

 

dieta sem lactose

Alimentos sem lactose são indicados para quem não pode consumir esse açúcar. Foto: iStock, Getty Images

 

 

O que é a dieta sem lactose?

 

Uma dieta livre de lactose significa comer alimentos que não contêm lactose – não há maiores mistérios. A lactose é um tipo de açúcar encontrado no leite e nos produtos lácteos, mas também em uma grande variedade de outros alimentos.

 

Esse tipo de regime alimentar é seguido especialmente por pessoas que possuem intolerância a esta substancia, que quando consumida, pode ter efeito desagradáveis no organismo.

 

Por isso, eles evitam os produtos com lactose, até mesmo aqueles que apenas possuem poucas quantidades em sua composição – que já bastam para causar problemas.

 

A alternativa é fazer alguns tipos de substituições, como o leite tradicional, que pode ser substituído por leite de vaca sem lactose, leite de soja ou leite de amêndoas.

 

Existem dois tipos de dieta sem lactose, uma que mantém um baixo consumo da substância e, geralmente elimina apenas leite e produtos lácteos, e a isenta de lactose, que elimina até mesmo alimentos como gorduras e molhos de salada que contêm lactose.

 

Quando ela é necessária?

 

A enzima lactase, presente no revestimento do intestino delgado, divide a lactose em dois açúcares que podem ser absorvidos pelo corpo e utilizados como alimento.

 

Quando a lactase está ausente ou presente em níveis baixos, a lactose passa através do intestino para o cólon e transporta fluídos extras com ela.  No cólon, as bactérias decompõem a lactose em ácido láctico e certos gases.

 

O ácido láctico atua como um laxante e pode causar sintomas desconfortáveis ​​para os pacientes, como cólicas abdominais e flatulência.

 

Enquanto a intolerância à lactose pode ser bastante desconfortável, ela não danifica o intestino. Por isso, o objetivo da dieta sem lactose é apenas eliminar esta substancia da alimentação a fim de aliviar os sintomas.

 

Dieta sem lactose emagrece?

 

Muitas pessoas que não têm este tipo de intolerância também estão começando a adotar a dieta sem lactose para perder peso. Isso porque muitas celebridades estão creditando a sua silhueta fina à exclusão dos produtos lácteos da sua alimentação.

 

Mas será mesmo que a dieta pode emagrecer? Nutricionistas afirmam que em pessoas que não possuem intolerância a esta substancia, não há nenhuma evidência de que realmente possa ajudar a emagrecer.

 

O que pode acontecer é que você acaba não consumindo alguns alimentos que está acostumada a comer e, assim, não consome aquelas calorias.

 

Por isso, a melhor forma para perder peso continua sendo uma alimentação balanceada e com prioridade a cereais integrais, frutas, verduras e saladas.

 

Além disso, você pode sim comer produtos lácteos sem engordar, preferindo os do tipo desnatado, que podem ter menos gordura do que a versão tradicional.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!