Não há como negar que o plástico faz parte do mundo moderno. Convivemos com ele em suas mais diversas formas, e pensar em bani-lo do nosso dia a dia pode parecer tarefa impossível. Mas precisamos falar sobre isso: afinal, os produtos feitos com esse material causam um impacto ambiental gigantesco. Segundo dados divulgados pela ONU, o plástico já compõe 80% de todo o lixo marinho e a estimativa é ele supere a população de peixes em 2050.
Além de causar a morte de animais marinhos por asfixia, muito desse plástico acaba sendo ingerido por eles e penetra em toda a cadeia alimentar, incluindo a terrestre. Além de absorverem substâncias químicas perigosas, em muitos casos o próprio plástico é feito de materiais tóxicos, como o bisfenol.
Ecobags: veja como incorporar as sacolas ecológicas no look
O perigo do bisfenol
Desde 2012, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda de mamadeiras e outros produtos plásticos que contenham bisfenol A (BPA). A decisão se deu porque o consumo dessa substância pode causar puberdade precoce, infertilidade e aumenta a possibilidade de aparecimento do câncer de ovário e endométrio. No caso dos homens, pode afetar a produção de espermatozoides e, consequentemente, causar problemas de fertilidade.
Em 2010, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia de São Paulo criou a campanha “Diga não ao bisfenol A, a vida não tem plano B”, com o intuito de banir o composto dos produtos infantis e de embalagens de alimentos.
Segundo a associação, é possível evitar a exposição ao bisfenol com algumas medidas simples:
– Nunca aqueça no microondas bebidas ou alimentos em embalagens plásticas
– Use mamadeiras e utensílios de vidro para os bebês
– Não leve ao freezer alimentos e bebidas acondicionadas no plástico.
– Evite o consumo de alimentos e bebidas enlatadas
– Para armazenar bebidas e alimentos, opte por utensílios de vidro, porcelana e aço inoxidável
– Descarte utensílios de plástico lascados ou arranhados.
Como consumir menos plástico
Embora os cuidados acima ajudem a proteger a sua saúde, a forma mais eficiente de proteger o planeta como um todo é diminuir o consumo de plástico. Para te ajudar nisso, listamos a seguir 12 dicas para incorporar à sua rotina:
- Evite comprar água de garrafa plástica
- Vá às compras com ecobags
- Reutilize sacolas de plástico
- Reutilize copos e garrafas
- Utilize seus próprios potes e recipientes
- Use fósforos e evite isqueiros
- Não compre pratos e copos descartáveis
- Prefira sempre os recipientes reutilizáveis
- Diga não aos canudinhos
- Opte por fraldas de pano, se possível
- Faça sucos em casa em vez de comprar os de garrafa
- Compre em lojas de produtos a granel
Quando for ao supermercado, reflita sobre suas escolhas e selecione produtos que causem menos danos ao meio ambiente. Gestos simples fazem toda diferença e a natureza agradece. A sua saúde também.