Qualidade de vida

O que é estresse? Veja como se livrar desse mal

Por Redação Doutíssima 18/06/2015

Você sabe diferenciar o que é estresse normal ou crônico? A maioria das pessoas pensa em estresse como uma coisa negativa, mas nem sempre é ruim. Em pequenas doses, pode ajudar  a trabalhar melhor sob pressão e a fazer o seu melhor. Mas quando você está constantemente em modo de alerta, ele deixa de ser útil e começa a causar grandes danos à saúde.

 

Como saber o que é estresse prejudicial?

Em situações de emergência, o estresse pode salvar a sua vida, dando-lhe força extra para defender-se – ele estimula você a pisar forte no freio para evitar acidentes, por exemplo. Porém, além de um certo ponto, a noção de o que é estresse deixa de ser útil e começa a causar grandes danos a saúde, humor, produtividade, relacionamentos e qualidade de vida.

o que e estresse

O estresse pode interferir no humor, na produtividade e na qualidade de vida. Foto: iStock, Getty Images

Quando o corpo não faz distinção entre ameaças físicas e psicológicas e você fica estressado com uma agenda lotada, uma discussão com um amigo, um engarrafamento, ou uma montanha de contas, seu corpo reage tão fortemente como se estivesse enfrentando uma situação de vida ou morte.

 

A exposição prolongada ao estresse pode levar a sérios problemas de saúde. Em sua forma crônica, ele perturba quase todos os sistemas do corpo. Isso é capaz de aumentar a pressão arterial, afetar o sistema imunológico, aumentar o risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral, contribuir para a infertilidade e acelerar o processo de envelhecimento.

O estresse de longo prazo pode até mesmo reprogramar o cérebro, deixando-o mais vulnerável à ansiedade e à depressão. Recentemente, pesquisadores do Kings’ College de Londres examinaram dados que mostram que o estresse está associado com aumento da mortalidade por todas as causas nos próximos 20 anos.

 

O melhor antídoto para o que é estresse

A primeira coisa que você precisa fazer é perceber que o estresse está lhe causando um problema. Para isso, nada melhor do que tentar estabelecer uma conexão entre a noção de o que é estresse e o que está deixando você cansado ou doente. Sinais do cotidiano comuns são: tensão muscular, cansaço excessivo e dores de cabeça.

Depois da relação entre o que é estresse na sua vida com os sinais dados pelo seu corpo,, algumas dicas ajudam a se livrar desse mal. Confira:

 

1. Aprenda a relaxar

Quando perceber que está ficando estressado, tente desacelerar a respiração e relaxar os músculos. Faça uma respiração profunda, conte até três, e então expire lentamente – repita o processo até sentir-se mais relaxado.

 

2. Identifique as causas

Vá a fundo na procura das causas. Verifique as possíveis razões e divida-as em três grupos: as que possuem uma solução prática, as que se resolverão com o tempo e as que não há como fazer algo para solucionar. Concentre-se nos motivos do primeiro grupo, que você consegue solucionar rapidamente, e já notará uma sensível melhora.

 

3. Mudanças no estilo de vida

Depois que você começou a combater algumas das causas, que tal rever seu estilo de vida? Ele pode ter uma relação muito grande com o que é estresse. Rotinas agitadas, tarefas feitas sem prazer e outras situações podem ser as culpadas pelo problema.

Além disso, outras formas positivas de mudança no estilo de vida são seguir dieta saudável, parar de fumar e praticar exercícios físicos. Aliás, a prática de atividade física é bastante efetiva no alívio do estresse.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!