Cabelos

Cabelo pixie oferece um visual versátil para a mulher

Por Redação Doutíssima 11/10/2014

Em meados das décadas de 1950 e 60, Mia Farrow e Audrey Hepburn esbanjavam estilo e charme com seus ousados cortes de cabelo pixie. Mais recentemente, as atrizes Anne Hathaway e Emma Watson também mostraram como o estilo é capaz de ressaltar a beleza da mulher, que não se esconde só detrás de longas madeixas.

O cabelo Joãozinho, como é igualmente conhecido o pixie, é um corte curto para mulheres. Sua proposta é dar destaque aos traços, valorizando principalmente olhos e maçãs do rosto.

cabelo-pixie

Corte ousado e curto realça a beleza feminina e é fácil de fazer. Foto: iStock, Getty Images

Vantagens do cabelo pixie

Entre seus atributos, o cabelo pixie é lembrado por sua praticidade de manutenção, do tipo “lavou, tá pronto” – só é preciso ter atenção com a periodicidade de corte, que deve ser feito a cada 20 dias –, pelo conforto no verão e pela versatilidade, pois há estilos diferentes.

Apesar dos atrativos, aderir ao pixie exige personalidade. Se você é tímida, pense duas vezes antes de ir ao cabeleireiro: o cabelo curto acaba sempre chamando a atenção nas ruas, justamente por ser arrojado. Agora, se você acha que tem personalidade marcante e não tem medo de se expor, o cabelopixie pode expressar um pouco de você.

Vale lembrar ainda que este tipo de cabelo é sugerido apenas para quem os têm lisos ou ondulados. O pixie é recomendado para cabelos finos, já que nos de espessura grossa, com mais volume, o corte pode ficar muito bagunçado. Se mesmo assim a ideia de cortar curtinho persistir, a solução é primeiro o alisamento.

Ao decidir-se pelo pixie, considere que o ideal é que ele se harmonize ao formato do seu rosto. Portanto, não basta apenas cortar os cabelos, mas também desenhar o corte conforme suas características faciais.

Estilos de cabelo pixie para cada rosto

Para rostos redondos, o conselho é o cabelo pixie curtinho em camadas e com franja diagonal, um pouco acima dos olhos. Neste modelo, o rosto fica mais alongado, sobretudo se a franja for desfiada. Se o rosto for quadrado, indica-se franja assimétrica curtinha, que deixe a testa à mostra para disfarçar a largura da mandíbula.

No caso de rosto em forma de coração ou triangular – quando a testa é larga e o queixo, fino –, a aposta deve ser em uma franja que fique um pouco acima da sobrancelha. Isso deve disfarçar a largura da testa e acentuar outros traços. Rostos pequenos, por sua vez, são perfeitos para o pixie.

Para as mais clássicas, ocorte pode tornar-se mais sofisticado com linhas mais estruturadas. Utilizar a franja para fazer um pequeno topete também favorece à proposta de visual mais aprimorado.

Às que buscam no cabelo pixie todo o seu atrevimento e rebeldia, indicam-se os cortes assimétricos e o uso de pomadas e finalizadores para deixar as pontas desalinhadas.

Pode parecer contraditório, mas o cabelo curtinho é capaz de deixar a mulher mais feminina, especialmente se ela não abre mão de maquiagem, vestidos e acessórios. A nuca à mostra é sexy e, usando a roupa certa, ela ficará em evidência.