Beleza > Pele

Veja dicas de como cuidar da pele sem gastar muito tempo ou dinheiro

Por Francine Costanti 07/10/2019

O cuidado com a pele vem ganhando cada vez mais atenção nos últimos anos. Já há quem diga que ter a “pele boa” é o novo “estar em forma”, e o sucesso de produtores de conteúdo com dicas nesse sentido, bem como o enorme número de novos produtos para a pele que chegam ao mercado a cada mês, só reforçam essa ideia. 

Mas toda essa importância dada aos cuidados com a pele pode deixar as pessoas preocupadas – afinal, será que é preciso investir muito tempo e dinheiro para ficar com uma boa aparência? E como escolher o produto certo diante de tantas opções? 

Não se preocupe: o Fortíssima consultou o Dr. Caio Lamunier, dermatologista da Sociedade Brasileira e do Hospital das Clínicas de São Paulo, para tirar essas dúvidas e pegar dicas básicas de cuidados com a pele para que você não precise passar horas do seu dia nesse processo.

Hidratação da pele

Não é preciso gastar muito dinheiro para ter produtos eficazes e com resultados satisfatórios. Foto: iStock

Como cuidar da pele sem gastar muito dinheiro

Será que pele boa é sinônimo de produtos importados caros? Nada disso! “Esse é um dos maiores mitos do mundo do skincare, porque as pessoas são o tempo todo influenciadas por celebridades e blogueiras que usam produtos de marcas internacionais – geralmente mais caras”, explica Caio. 

Felizmente, não é preciso gastar muito dinheiro para ter produtos eficazes e que proporcionem resultados satisfatórios. Hoje, no Brasil, já existem diversas linhas que são referência no mundo do skincare e não custam muito.
O especialista ressalta ainda que produtos caros não significam necessariamente melhor qualidade – e podem até mesmo ter um efeito prejudicial dependendo do seu tipo de pele. O segredo está em saber o que atende às suas necessidades. Além de peles oleosas, mistas e secas, há peles mais acneicas e peles que se irritam ou que mancham com facilidade.

Skip-care: Como cuidar da pele com poucos produtos e em menos tempo

Para isso, a primeira dica é consultar um dermatologista para fazer uma avaliação. Ele é quem poderá lhe informar melhor sobre o estado atual da sua pele e explicar que tipo de substâncias e cuidados irão lhe fazer bem (bem como aqueles que você deve evitar). 

É possível que ele indique opções de produtos prontos ou lhe receite fórmulas específicas para a sua pele, que podem ser encomendadas em uma farmácia de manipulação. 

Os três passos básicos do cuidado diário com a pele

Agora que você já sabe que o cuidado com a pele não precisa ser caro, é hora de conhecer algumas dicas para otimizar seu tempo. “Podemos listar três passos básicos: a limpeza, a tonificação e a hidratação da pele. Isso deve ser feito todos os dias ao acordar e antes de dormir”, explica Caio.

“Ao acordar, muitas pessoas ainda têm o costume de jogar água fria no rosto ou, durante o banho, usar água muito quente. Mas o ideal, nos dois casos, é usar água morna para manter textura e hidratação da pele”, completa. 

Para a limpeza, escolha um sabonete em gel ou líquido indicado para o seu tipo de pele. Ao aplicar o produto no rosto, evite esfregar com força – em vez disso, faça massagens leves com movimentos circulares.  

Com a pele limpa, aplique um tônico facial para retirar as últimas impurezas e auxiliar na renovação celular. O produto também ajuda a evitar o aparecimento de cravos e espinhas, além de regular o PH da pele, controlar a oleosidade e melhorar a absorção de cremes de tratamento, que são o próximo passo do skincare. 

Para finalizar os cuidados, use o seu hidratante preferido. Essa etapa deve ser a mais individualizada: todos os tipos de pele precisam ser hidratados, mas de forma diferente. Para peles oleosas, por exemplo, é preciso evitar hidratantes muito espessos: prefira aqueles em loção ou gel.

Peles mistas, mesmo que apresentem oleosidade apenas na testa, nariz e queixo, pedem o uso de hidratantes sem óleos na composição. Já quem tem pele seca deve usar produtos que ajudem a repor a oleosidade natural. Neste caso, escolha cremes que contenham manteigas e óleos na fórmula.  

Entenda as causa e veja dicas para amenizar o ressecamento da pele no inverno