Pele

Descubra como tratar as úlceras da pele de forma simples e eficaz

Por Redação Doutíssima 05/09/2014

Úlcera é o nome dado a alguma lesão superficial nos tecidos. Conhecidas como feridas, as úlceras se caracterizam pela ruptura da camada mais superficial da pele, deixando à mostra os tecidos mais profundos do local. Uma úlcera cutânea é aquela que ocorre na camada superior da pele e pode ter uma série de motivos. Aprenda como tratar as úlceras da pele.

como-tratar-as-úlceras-da-pele

Chá de cavalinha é benéfico para o tratamento das úlceras da pele. Foto: Shutterstock

As feridas não têm uma região do corpo específica para aparecer, mas costumam se formar em locais com poucos pelos. As úlceras, em sua maioria, se formam pela presença de algum microrganismo infeccioso e por isso, é preciso fazer a purificação do sangue antes de começar qualquer tratamento de aplicação medicamentosa. Beba bastante água e chás diuréticos, como o de espinafre.

Como tratar as úlceras da pele

Para saber como tratar as úlceras da pele da maneira correta, é preciso primeiro detectar qual tipo de úlcera se trata. As úlceras de pressão são aquelas causadas por uma longa exposição de determinada região cutânea ao contato com uma material abrasivo.

Pessoas que passam muito tempo deitadas em camas de hospital, indivíduos que fazem uso de cadeiras de rodas ou que precisam usar um determinado curativo estão mais propensos ao surgimento destas avarias.

As úlceras traumáticas são causadas por algum agente externo que causa a ruptura através de perfuração, sucção, impacto, abrasão. Surgem de forma imediata, logo após o contato com o agente causador e costumam ser mais demoradas para tratar, já que normalmente atingem mais do que uma camada da pele.

Outras úlceras também podem ser causados por um agente bacteriano infiltrado na corrente sanguínea a partir de uma úlcera traumática, ou por coagulações sanguíneas, como é o caso das feridas geradas a partir das varizes. Detectando qual o tipo de avaria se formou em seu corpo, é hora de aprender como tratar as úlceras da pele.

Cuidados no tratamento das úlceras

Para cuidar da úlcera, o primeiro passo é limpar a região para eliminar qualquer meio que facilite a proliferação da infecção. Para realizar essa primeira limpeza, utilize soro fisiológico ou água corrente potável.

O chuveiro é adequado para fazer a higienização, já que o ideal é não realizar  força abrasiva sobre a ferida. Medicamentos antisépticos só devem ser utilizados sob orientação médica e até que a infecção esteja reduzida. A partir disso, eles apenas servirão para aprofundar o machucado.

Cuidados em como tratar as úlceras da pele e outros ferimentos parecidos precisam de bastante atenção. Não são tratamentos rápidos e, por isso, devem ser realizados da forma mais correta possível.

Para úlceras superficiais, cubra com gase e vaselina e deixe que cure naturalmente. Em casos mais profundos, utilize uma espécie de liga de imobilização. Essas ações isolarão o ferimento do contato com organismos infecciosos.

Quando a pele começa a morrer, coisa que acontece na maior parte das úlceras, é preciso que o ferido procure um médico ou enfermeiro para a troca dos curativos, já que a pele morta precisará ser raspada com um bisturi. Casos muito graves podem precisar de transplante de pele saudável para cobrir a região danificada pela úlcera.

O chá de cavalinha é muito benéfico para o tratamento de úlceras de pele, podendo ser ingerido ou aplicado diretamente sobre o ferimento. Mesmo que agora você já saiba como tratar as úlceras da pele, não deixe de procurar um médico quando elas surgirem. Só ele poderá saber qual a origem da ferida e qual o tratamento adequado.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!