Sexualidade

Veja como enfrentar a falta de desejo e dar nova cara à relação

Por Redação Doutíssima 06/07/2014

Todos sabem que é quase impossível conseguir se livrar do estresse do dia a dia e, com isso, muitos problemas aparecem. Entre as consequências desagradáveis desta perturbação da mente, está a falta de desejo sexual.

Falta de desejo em razão do estresse

Com a rotina atribulada, agenda apertada e pressões nos ambientes familiar e de trabalho, ficamos sujeitos a um constante desgaste físico e emocional. Quando em níveis maiores, o estresse costuma ser um vilão para o prazer, diminuindo o até chegando à falta de desejo.

Invista em alternativas para evitar que a falta de desejo interfira na relação. Foto: Shutterstock

Invista em alternativas para evitar que a falta de desejo interfira na relação. Foto: Shutterstock

Falta de desejo atinge mais as mulheres

A falta de desejo sexual é uma das disfunções mais comuns e atinge, principalmente, as mulheres. Sabe-se que a produção hormonal da mulher começa a diminuir a partir dos 35 anos de idade e, com isso, há uma predisposição quanto a diminuição ou falta de desejo. A rotina frenética, em conjunto com as preocupações com a casa, trabalho e filhos são outros grandes vilões da sexualidade feminina.

Especialistas afirmam que o cansaço nos faz esquecer do próprio prazer e o prazer do outro. Além disso, quanto mais tempo levamos para verificar isso, mais demorado será o resgate dessa falta de desejo sexual. Ao negligenciarmos o prazer próprio, bem como, ao deixar o parceiro sempre em segundo plano, empurramos nosso relacionamento ladeira abaixo.

A falta de desejo acaba tendo reflexos em nossa vida como um todo e é importante prestar atenção para não deixar que isto afete a vida amorosa. É necessário que se saiba qual a causa para tentar driblar a falta de desejo. Ao saber que não é possível evitar o estresse, é preciso encontrar recursos para prevenir a falta de desejo e melhorar a libido.

Como driblar a falta de desejo

A falta de desejo pode ser revertida e, para isso, pode ser preciso apenas mudança de hábitos. Para aumentar seu potencial erótico e mudar um pouco o comportamento, preste mais atenção em si e ao seu parceiro, a fim de buscar novamente o interesse no sexo, que adormeceu.

Insira o sexo na lista de atividades da semana, assim como você acaba fazendo com a academia, o supermercado e as reuniões de trabalho. Especialistas apontam que a primeira causa da falta de desejo sexual é não pensar em sexo. Então, você precisa saber usar o sexo pelo sexo e não apenas para obter favores, ou manter um relacionamento que vai mal, impor poder ou se sentir amado.

Uma dica importante é cultivar o desejo ao longo dos dias, sabendo que o cansaço cotidiano devido ao excesso de compromissos costuma deixar as pessoas fadigadas, sem energia e sem tempo para estímulos sexuais. A falta de desejo requer uma rotina de exercícios sexuais a partir da imaginação e estímulos.

Ao não planejar fazer sexo, haverá cada vez menos espaço em sua vida para ele e o resultado, certamente, será a falta de desejo. Por mais que as pessoas busquem satisfazer outras necessidades e prazeres, o sexo é de extrema importância para o bem-estar físico e mental e deve fazer parte destas prioridades.

Superando obstáculos da falta de desejo

Para driblar a falta de desejo, uma dica é cuidar da saúde hormonal, principalmente, e gostar de sexo ou descobrir um jeito de gostar, além de buscar soluções para casos em que há baixa autoestima, dificuldades no relacionamento e falta de prazer. Converse mais com o seu parceiro ou, quem sane, opte pela terapia.

A intimidade deve ser um investimento através do qual você estará aprendendo a concentrar energias no prazer que o sexo pode lhe dar. Por exemplo, quando estamos mais próximos da natureza, geralmente, temos mais tempo para relaxar, além do corpo e a mente ficarem menos tensos, o que auxilia a desenvolver o desejo sexual.

Inimigos que levam à falta de desejo

O hipotiroidismo, assim como o uso constante de substâncias antidepressivas, inibidoras de apetite ou o alcoolismo e o tabagismo, podem contribuir para a falta de desejo sexual. Se a disfunção for hormonal, pode-se prescrever testosterona para os homens. Já para as mulheres, não há medicação aprovada por órgãos de regulação no Brasil.

Fazer uso de contos e assistir a filmes eróticos, escutar música romântica e reservar um tempo para jantar, são passatempos que proporcionam o aumento da criatividade, intervindo no desgaste do relacionamento e na perda da paixão. Portanto, invista em alternativas para evitar que a falta de desejo interfira em seu relacionamento.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

15 alimentos que aumentam a libido
5 Coisas que acabam com a libido do casal
7 Dicas para aumentar a libido da sua namorada
Aumento da libido: Viagra feminino chega ao mercado
20 razões para amar (ainda mais) sexo
Sexólogo explica como alcançar o orgasmo seduzindo
Quantas calorias você queima durante o sexo?