Amor e Sexo > Sexualidade

Sexo no período menstrual: especialista revela 6 mitos e verdades

Por Francine Costanti 27/05/2020

Já sentiu vontade de fazer sexo no período menstrual, mas não conseguiu? Muitas mulheres não praticam o ato por vergonha do parceiro ou medo de contrair algum tipo de infecção. “De fato ainda é um grande tabu para algumas mulheres, principalmente pela questão de considerarem já o processo de menstruação como algo desagradável e, por isso, se sentem envergonhadas, inseguras de se apresentarem dessa maneira ao parceiro ou parceira”, explica o Dr. Alexandre Pupo, ginecologista do Hospital Sírio Libanês e Hospital Albert Einstein.

Se você faz parte do time que tem vergonha do parceiro ou tem receio de transar neste período de menstruação intensa, o especialista desvenda 6 mitos e verdades. Veja! 

1 – É preciso tomar cuidados antes de fazer sexo menstruada ou está liberado?

VERDADE: Do ponto de vista prático, fazer sexo no período menstrual tem apenas o dissabor das questões relacionadas à higiene, pois a menstruação faz com que haja uma grande quantidade de sangue na vagina e, durante o ato sexual, esse sangue acaba, eventualmente, vazando e pode criar uma área de contato entre a vagina e o ânus da mulher.

Esse contato pode facilitar que bactérias do ânus consigam chegar à uretra e aumenta o risco de infecção urinária. Então é de bom tom manter uma boa higiene antes do ato sexual, seja no período menstrual ou em qualquer situação. Fora isso, não há problema.

2 – Já existem produtos para interromper a menstruação?

MITO: Na verdade, produtos para interromper a menstruação de uma maneira eficaz e imediata, ainda não. Mas já existem medicações que podem fazer com que o ciclo menstrual seja mais curto, com menor volume de sangue ou podemos atrasar o ciclo menstrual em alguns dias, caso necessário, através do uso de hormônios.

dismenorreia

Durante o período de menstruação, a mulher tem menos chances de engravidar. Foto: iStock

3 – É verdade que as mulheres ficam com mais desejo nesse período?

MITO: Esse é o menor período de produção hormonal do corpo. Em via de regra, não é o momento em que aumenta o desejo sexual. O pico de desejo sexual das mulheres normalmente acontece quando elas ovulam, porque na ovulação ocorre um pico de produção de estrogênio e testosterona. Isso aumenta tanto a excitação, como melhora a capacidade de atingir o orgasmo. 

A menstruação é o momento hormonal de maior baixa do ciclo, desde que a mulher não tome anticoncepcional. O que acontece é que, por saber que nesse período o risco de engravidar é menor, muitas mulheres acabam se sentindo mais libertas, mais livres para manter relação sem medo de engravidar e isso pode, eventualmente, do ponto de vista psicológico, melhora a performance no sexo.

4 – A mulher corre menos riscos de engravidar se fizer sexo menstruada?

VERDADE: Desde de que, de fato, ela tenha certeza que está menstruada, isto é, que aquele sangramento é causado pela menstruação, há menos riscos! É o período em que se inicia o ciclo, que se inicia a preparação de um óvulo para que lá na frente ele venha a ser ovulado, no momento em que a mulher tem o máximo de fertilidade, a capacidade de engravidar. 

O problema é que mulheres com menstruação irregular podem confundir um pequeno sangramento – que acontece no período ovulatório – com a menstruação e, sendo o período que ela está mais excitada, tem a relação achando que está menstruada, mas na verdade era ovulação. 

Em todos os mamíferos – e o homem não é diferente – existe, no período da ovulação um pico de produção hormonal, que pode fazer com que a camada interna do útero engrosse muito rapidamente e provoca um pequeno sangramento chamado de “estro” e que nos outros animais ganha o nome de “cio”. Esse pequeno sangramento em ciclos irregulares pode ser confundido com menstruação, o que leva a mulher transar no período não indicado e achar que não pode engravidar.

5 – O sangue da menstruação pode causar alguma reação no pênis do parceiro?

MITO: Não há riscos de reações. O único incômodo é que o homem pode ficar com o pênis sujo de sangue, apenas isso! A menstruação, basicamente, é sangue misturado com restos celulares da camada interna do útero, chamada endométrio, e esse sangue é inócuo ao pênis. Sendo assim, caso os dois queiram, podem ter relação tranquilamente. 

6 – O sangue pode funcionar como um lubrificante na hora do sexo?

VERDADE: O sangue é composto de sangue, plasma e restos celulares do endométrio, por isso, sem dúvida pode agir como lubrificante e permite um deslizamento mais adequado do pênis durante a relação. Com o “vai e vem” da relação, ele acaba secando, então no caso de um sexo mais prolongado só a lubrificação pelo fluxo menstrual nem sempre é suficiente. Os movimentos no sexo fazem o sangue sumir (ele é retirado por completo pelo pênis) e pode secar a área. Esse efeito em relações longas causa ressecamento da vagina.