Amor e Sexo > Sexualidade

Assexualidade: Entenda como funciona a falta de atração sexual

Por Francine Costanti 05/06/2020

Você sabe o que é assexualidade? Para a maioria das pessoas é muito comum praticar sexo e pode até parecer estranho quando alguém diz que não sente atração sexual por ninguém. Os chamados “assexuais” são denominados dessa forma porque não se interessam por sexo e não são afetados no dia a dia, mantendo uma vida normal. Por esse motivo, a condição não pode ser considerada uma disfunção sexual. 

Libido canalizada

Uma pesquisa recente feita pelo Programa de Estudo da Sexualidade (ProSex), da USP, revelou que 7,7% das mulheres brasileiras e 2,5% dos homens entre 18 a 80 anos não sentem atração sexual por outras pessoas. Esses números não querem dizer que os assexuais não têm prazer, mas que a libido pode ser canalizada para outros campos, como o lado profissional, os estudos ou diversas atividades.

Assexuais sentem prazer

Essa condição permite que a pessoa tenha outros tipos de envolvimento em um relacionamento. Eles não sentem atração sexual, mas gostam de estar perto de pessoas, conversar e abraçar. Sozinho ele pode sentir vontade de tocar o próprio corpo e se masturbar, a questão é a relação sexual com outra pessoa. 

Assexuais se relacionam

O fato de não praticar sexo não quer dizer que os assexuais se afastam de possíveis relacionamentos. Para eles há outras maneiras de expressar o amor que sentem pelos parceiros, seja através de palavras ou atitudes. O importante é que os dois envolvidos concordem com a situação. Geralmente, pessoas assexuais preferem estar com alguém que tenha os mesmos conceitos e opiniões. 

Para os assexuais, há outras maneiras de expressar o amor que sentem pelos parceiros. Foto: iStock.

Assexualidade não é doença 

Não gostar de sexo está longe de ser uma doença (que geralmente precisa de tratamento), já que a pessoa vive bem dessa maneira. A falta de interesse pelo sexo não se dá por conta de um trauma de infância ou abuso, mas sim porque a pessoa nasceu assim. O sexo apenas não faz parte da sua área de interesses na vida. 

É importante ressaltar que assexuais sofrem preconceito e são julgados pela sociedade, porque o sexo é algo supervalorizado e superestimado e a falta dele significa (para a maioria) fracasso, solidão e tristeza. Por isso, evite julgamentos e preconceitos. 

Celibato: descubra por que algumas pessoas abdicam do sexo

Acesso à informação

Por conta da falta de debates sobre o assunto, hoje a internet facilitou o acesso à informação e muitos assexuais acabaram descobrindo sua orientação sexual através de grupos de apoio, discussões nas redes sociais e até por matérias e artigos que explicam um pouco mais como é conviver com o “não desejo sexual”. É também uma maneira de encontrar semelhantes, se sentir mais confortável consigo mesmo e saber que não está sozinho.

Para explorar ainda mais a condição e poder ampliar as conversas com assexuais, o americano David Jay criou em 2001 a AVEN – Asexual Visibility And Education Network, que hospeda a maior comunidade assexual online do mundo e reúne arquivos de recursos sobre assexualidade. A instituição já é considerada a mais completa no assunto. 

Veja 7 dicas para combater a falta de desejo sexual