Sexualidade

Não se atrapalhe mais: saiba qual o melhor jeito de colocar camisinha

Por Redação Doutíssima 29/10/2014

Você já deve estar cansado de saber disso, mas nunca é demais repetir: o uso do preservativo é extremamente importante na hora das relações sexuais. Ele evita não apenas uma gravidez indesejada, mas também o possível contágio de doenças sexualmente transmissíveis. Mas não se deve utilizar o método contraceptivo de qualquer maneira – o jeito de colocar camisinha é importante também. Se ela não for colocada do modo correto, pode se tornar ineficaz.

Não basta apenas usar a camisinha, é preciso saber como colocá-la

Não basta apenas usar a camisinha, é preciso saber como colocá-la. Foto: iStock, Getty Images

Cuidados gerais com o preservativo

Antes de explicar qual o melhor jeito de colocar camisinha, você precisa ter conhecimento de alguns cuidados essenciais com o preservativo – do contrário, mesmo que você o coloque corretamente, ele também poderá ser ineficaz.

Guarde os preservativos adequadamente. As camisinhas devem ser guardadas em locais sem umidade, mas não podem ficar expostos ao sol. Além disso, devem ficar distantes de fontes de calor, que podem deteriorá-las.

Muitos homens têm o costume de guardar os preservativos na carteira, que é colocada no bolso traseiro – é uma prática não recomendável, já que eles podem ser danificadas ao sentar. O melhor lugar para colocar o preservativo é no bolso da jaqueta, ou então nos bolsos frontais, desde que sejam amplos e folgados.

Fique atento ao prazo de validade.Sim, as camisinhas possuem prazo de validade, e é importantíssimo ficar atento a ele. Antes de usá-las, portanto, verifique se o preservativo é certificado pelo órgão de controle de qualidade e também se ele se encontra dentro do prazo de validade.

Qual o melhor jeito de colocar camisinha?

Não há grandes mistérios quanto ao jeito de colocar camisinha. A primeira coisa que você deve atentar é se o pênis está ereto. A camisinha só deve ser colocada se ele o órgão estiver nessa condição. Para abrir a embalagem, não é recomendável usar os dentes, pois assim há o risco de furar o preservativo involuntariamente.

Depois de retirar a camisinha da embalagem, você deve colocá-la no pênis, sempre tendo cuidado para que não entre ar – do contrário, ela poderá estourar. Para isso, a dica é pressionar a ponta da camisinha com uma das mãos, enquanto com a outra você pode ir desenrolando-a até a base do pênis. Viu como é fácil aprender o melhor jeito de colocar camisinha?

Saber retirar a camisinha também é importante

Além dos cuidados gerais com os preservativos e de saber o jeito de colocar camisinha, é importante ter especial cautela ao retirá-la, principalmente para evitar uma gravidez indesejada. Após terminar o ato sexual, o preservativo deve ser retirado com o pênis ainda ereto, já que do contrário o esperma poderá vazar.

Caso você queria fazer um teste para ver se o preservativo utilizado não está furado, poderá ir ao banheiro e enchê-lo com água: se essa água não vazar, significa que ele cumpriu corretamente seu papel. Se houver algum vazamento, é sinal de que talvez o método não tenha sido eficaz e, por isso, mostra-se importante apelar para um anticoncepcional de emergência – a famosa “pílula do dia seguinte”.