Amor e Sexo > Sexualidade

Ejaculação masculina: tudo que você precisa saber sobre o assunto

Por Francine Costanti 22/06/2020

Como costuma ser mais reservado na vida pessoal, o homem acaba tendo mais dificuldades de expor seus problemas sexuais, até porque, para alguns, esses dilemas podem significar falta de masculinidade. Mas é preciso ter informação para ficar bem com a sua saúde e saber satisfazer sua parceira.

Quando falamos em ejaculação, há bastante dúvida, ainda mais se ela acontece rápido demais ou é inexistente. Esses dois pontos merecem atenção e, sim, devem ser discutidos abertamente, tanto entre homens quanto mulheres. Afinal, a vida sexual do casal deve ser de mútuo interesse.

Vemos vários estudos relacionados ao orgasmo feminino, mas pouco se fala em orgasmo masculino, a famosa ejaculação. Para ampliar a conversa, chamamos o Dr. Flávio Iizuka, urologista e diretor da Climedin, para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Leia! 

Fortíssima: Por que o homem goza mais rápido? 

Dr. Flávio IIzuka: De fato, o homem, de uma forma geral, quase que universal, chega ao orgasmo mais rápido que a mulher. Por uma questão cultural, a mulher tem uma dificuldade maior de ficar excitada. Nesse sentido, é interessante entender quais são os gatilhos. 

É preciso ressaltar que o que faz o homem e a mulher ficarem excitados fazem parte de mecanismos diferentes, por exemplo, o homem fica mais excitado pela visão, o que provoca a ereção.

A visão erotizada da sua parceira para o homem já provoca grande excitação. A mulher precisa de uma excitação que decorre da imaginação. Costumo dizer que a diferença básica entre homem e a mulher é que para a mulher ficar excitada usa muito a “vontade”.

As preliminares, basicamente, começam pela fantasia e audição, ou seja, um envolvimento que começa por uma boa conversa. A quebra de suas inibições e bloqueios acontece somente depois que ela se sente mais segura e, envolvida, ela fica fisicamente preparada, o que significa estar com o aparelho genital devidamente lubrificado, isso é a resposta feminina à excitação. 

 O homem não deve ter pressa, pois a mulher terá mais dificuldade para chegar ao orgasmo. É uma questão de natureza: o homem fica excitado pela visão e a mulher pela audição.

Ejaculação precoce? 7 dicas para homens de como demorar para ‘chegar lá’

A ejaculação pode ser prejudicada por maus hábitos no dia a dia?

A ejaculação é um reflexo desencadeado por um estímulo sensorial, geralmente tátil, não existe uma relação direta de maus hábitos. O que sabemos é que se a iniciação masculina ocorreu em um ambiente de extrema pressa, por exemplo, quando um adolescente aproveita que os pais saíram, mas sabe que voltam logo e não quer ser surpreendido acaba atingindo orgasmo e tendo ejaculação precoce.

Também podemos incluir no exemplo homens que começam as atividades sexuais com mulheres que o estimulam a ter uma ereção e ejaculação muito rápidas. Todas as situações que condicionam o homem a ter uma relação rápida, que ocorre uma pressão por tempo, num contexto que o condiciona a ter esse comportamento aparentemente cria uma tendência a ser ejaculador precoce para o resto da vida. O perfil universal de todos os homens é que, se ficam longos períodos de tempo sem ter relação sexual, a tendência é ter ejaculação precoce.

feminina

Durante o sexo, o homem chega ao orgasmo mais rápido que a mulher. Foto: iStock, Getty Images

Depois de quanto tempo, após ejacular, o homem está pronta para uma nova relação?

Geralmente, indivíduos com menos de 20 anos estão prontos para uma nova relação após terem ejaculado em poucos minutos. Sabemos que homens jovens conseguem ter muitas relações seguidas com um período de descanso de 2, 3 ou 4 minutos. 

Dessa forma, eles acabam por mascarar o problema da ejaculação precoce. A partir de 30 ou 40 anos, o indivíduo perde essa capacidade. O tempo do descanso aumenta para 1 hora ou 3 horas. Então isso depende totalmente da faixa etária.

Homens mais velhos têm mais dificuldade de ejacular? Por quê?

Na verdade, isso é um mito, porque não existe essa dificuldade. Depois que o homem tem a ereção, não importa a idade, ele ejacula como reflexo do estímulo tátil da flexão do pênis contra a vagina da parceira. 

Então, não há, de fato, uma dificuldade do homem mais idoso de ejacular. E se ele tem um perfil de ejaculação normal, vai ejacular normal no mesmo ritmo que tinha quando era jovem. O contrário também acontece, ou seja, se tinha ejaculação precoce, ele vai manter esse padrão.

Qual é a diferença entre líquido seminal e ejaculação? 

Líquido seminal é sinônimo de esperma que o homem produz através de vários órgãos: testículo, epidídimo, vesícula seminal e próstata. É exatamente esse líquido que tem os espermatozoides e que, em uma relação desprotegida, provoca gravidez.

Ejaculação é a função mecânica de emissão do esperma ou do líquido seminal que ocorre no momento do orgasmo masculino. Por tanto, o líquido é o que sai do ato de ejacular.

Saia da rotina e apimente sua vida sexual com 5 dicas

Falta de ejaculação é considerada um problema de saúde?

Quando o homem tem uma “ejaculação retardada” é uma situação em que não consegue, mesmo excitados e com ereção, ejacular. A relação dura bastante tempo e ele para por estar fisicamente cansado de tanto tentar e não conseguir ejacular. 

O paciente se torna insatisfeito pelo problema de não ejacular e acaba evitando relações sexuais. Esse é um problema de difícil tratamento e medicamentos contra depressão podem piorar o caso. Nesse caso, o paciente pode optar por fazer tratamentos psicológicos para melhorar o quadro.