Filhos

Conheça 5 brincadeiras com bola para a diversão das crianças

Por Redação Doutíssima 12/08/2014

Quando se fala em brincadeiras com bola, logo pensamos em futebol, não é mesmo? Mas você sabia que existem muitas outras possibilidades? Geralmente, em alguns esportes com bola, meninos e meninas não podem brincar juntos, mas com estas ideias de atividade que sugerimos abaixo, não importa o gênero, somente a diversão.

Diversão para todos nas brincadeiras com bola

Qualquer tipo de brincadeira que conte com atividade física é boa para as crianças. Afinal, nada melhor do que se movimentar e ainda se divertir com isso. Por isso, reúna seus filhos e seus amiguinhos e faça uma tarde divertida cheia de brincadeiras com bola.

brincadeiras-com-bola

Brincadeiras com bola são ainda mais divertidas quando meninos e meninas podem brincar juntos. Foto: Shutterstock

O mais importante das brincadeiras é sempre se divertir. Por isso, se as crianças quiserem inventar o seu próprio jogo ou forma de brincar, tudo bem! A criatividade sempre ajuda na hora da diversão – e é fácil pensar em novas ideias de brincadeiras com bola. Aproveite!

Brincadeiras com bola: veja 5 opções

1. Canguru

Você vai precisar de: duas bolas.

Como brincar: primeiro, marque as linhas de saída e de chegada, a uma distância de aproximadamente 4,5 metros. Depois, divida as crianças em duas equipes. Para começar a brincadeira, peça para que elas fiquem em fila atrás da linha de partida.

Com um sinal, a primeira criança de cada fila será o canguru, que irá colocar a bola entre os joelhos e sair pulando até a linha de chegada. Quando chegar lá, o canguru deve voltar, ainda pulando e entregar a bola para o segundo da fila e assim sucessivamente, A equipe que terminar primeiro, vence esta brincadeira com bola.

2. Protegendo a bola

Você vai precisar de: uma bola.

Como brincar: coloque todas as crianças em uma roda e de mãos dadas. Para começar, coloque a bola nos pés de uma das crianças, que deve chutar para uma outra criança da roda e assim por diante.

A ideia da brincadeira é ir passando a bola uma para a outra, usando qualquer parte do corpo, sem deixar a bola sair da roda. A única regra é: não pode soltar a mão do companheiro e, se soltar, sai da roda. Vence o último que ficar na roda.

3. Gato e rato

Você vai precisar de: uma bola.

Como brincar: para uma das mais divertidas brincadeiras com bola, você precisa formar uma roda com as crianças. Depois mande que todas fiquem de cócoras. Uma das crianças será o gato e ficará no centro da roda, também de cócoras.

A brincadeira começa quando as crianças que estão na roda começam a jogar uma para as outras a bola rolando e o gato precisa tentar pegar. Se o gato conseguir pegar a bola, a criança que jogou a bola troca de lugar e é o novo gato.

4. Tiro ao alvo

Você vai precisar de: uma bola pequena e uma garrafa ou uma lata

Como brincar: coloque a garrafa ou a lata em um lugar alto. Depois, faça uma linha uns 2 metros ou mais longe do alvo, que será a garrafa ou a lata. As crianças deverão acertar o alvo e quem conseguir mais acertos, ganha. Para deixar esta brincadeira ainda mais divertida, você pode dividir as crianças em equipes e colocar alvos de diversos tamanhos.

5. Montanha russa

Você vai precisar de: duas bolas.

Como brincar: primeiro, organize as crianças em duas filas, com a mesma quantidade de participantes me cada uma. Depois, entregue uma bola para cada criança que estiver no início da fila, que vai passar a bola pelo alto da cabeça para o amiguinho que estiver atrás dela.

O segundo participante irá receber e passar para o terceiro por baixo das pernas e, assim, sucessivamente. Quando chegar na última criança da fila, esta deve sair correndo e ocupar o primeiro lugar e continuar a brincadeira.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!