Como escolher um esporte para as crianças? Muitos pais se fazem essa pergunta com frequência. Qual é o melhor esporte para as crianças, qual trará os melhores benefícios? A resposta é simples: qualquer um. O esporte é um componente muito importante na vida das crianças. Ele ajuda as crianças tímidas a socializarem e as mais agitadas a gastarem energia, além de iniciá-los na criação da própria personalidade.
Na verdade, a atividade esportiva é mais do que uma maneira de gastar energias e de garantir uma boa saúde e condição física. É um jeito de fazê-los se confrontar com as vitórias e as derrotas, a oportunidade de fazer amigos e de ter momentos inesquecíveis. Enfim, o esporte é a escola da vida!
O melhor esporte para as crianças
Ao contrário do que acontecia há alguns anos, cada vez menos se escolhe o esporte pelo sexo da criança. Por mais que ainda que exista uma tendência natural de que as meninas escolham ginástica, e os meninos, o futebol, tudo está mudando, e tanto os meninos como as meninas já compartilham todos os esportes.
A escolha de um esporte para as crianças é uma tarefa que se deve fazer em conjunto, entre filho e pais. É necessário, sobretudo, respeitar o gosto e o interesse dos pequenos, e nunca obrigá-los que façam algo que não gostam.
Esportes para crianças de três a cinco anos
Crianças entre 3 e 5 anos não devem fazer mais de três ou quatro horas de exercícios físicos por semana. Em todo caso, é essencial perguntar a opinião do pediatra sobre o esporte que convém ao seu filho. Nessa idade, o melhor esporte que as crianças podem praticar é a natação. Através da natação, as crianças podem trabalhar todos os aspectos importantes no desenvolvimento, como são a coordenação, a resistência, a disciplina e a relação entre o esforço e o resultado.
Esportes para crianças de cinco a sete anos
Entre cinco e sete anos, o ideal é que a criança realize vários e diferentes esportes para descobrir o que gosta realmente. O esporte que praticam nessa idade, pode dar-lhes uma base grande de diferentes capacidades. O ideal seria que praticassem um esporte individual e outro coletivo. O individual poderia ser a natação, a ginástica desportiva ou as artes marciais (Tae-Kwon-Do, Judô) e os coletivos seriam os típicos, como o futebol, por exemplo.
Esportes para crianças com mais de oito anos
Nessa idade, a pergunta é se a criança precisa de um esporte só para se divertir ou se a ideia é fazer dela um desportista de competição. A escolha deve ser feita pensando no fato que um esporte de competição necessita de uma dedicação maior. A escola de competição exige assistência e apoio máximos, como alimentação e horários adequados.
Escolher o melhor esporte para as crianças exige que se conheça seus gostos, suas capacidades corporais, possibilidades, seu caráter e suas necessidades:
1) Para crianças com boa coordenação motora, os esportes coletivos podem ser uma boa opção, como o voleibol, o basquetebol, o futebol, handebol.
2) Crianças muito nervosas ou inquietas, com falta de concentração, mas trabalhadoras quando motivadas, melhor que optem pelo atletismo ou a natação.
3) Para crianças perfeccionistas, com autocontrole e com capacidade de sofrimento, o melhor são os esportes individuais como a ginástica desportiva, o tênis ou as artes marciais.
4) Crianças fortes e com boa forma física podem optar por esportes com riscos de lesões como o boxe e o rugby.
5) As crianças muito ágeis podem ter êxito em qualquer tipo de esporte.
Antes de tomar uma decisão, é muito importante solicitar a orientação do professor/treinador, além de consultar o pediatra do seu filho. Eles saberão avaliar melhor sobre qual o esporte ideal para cada menino ou menina.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
Saiba mais:
9 Dicas para encontrar o esporte ideal
Nada de competição! Exercício físico para crianças tem que ser na hora certa
Saiba mais sobre o Handebol: um esporte de força
Como fazer atividade física em casa