Esporte

­Pensando em escolher uma atividade física para o seu filho? Saiba qual o melhor esporte para as crianças

Por Redação Doutíssima 03/04/2014

esporte para criançasComo escolher um esporte para as crianças? Muitos pais se fazem essa pergunta com frequência. Qual é o melhor esporte para as crianças, qual trará os melhores benefícios? A resposta é simples: qualquer um. O esporte é um componente muito importante na vida das crianças. Ele ajuda as crianças tímidas a socializarem e as mais agitadas a gastarem energia, além de iniciá-los na criação da própria personalidade.

Na verdade, a atividade esportiva é mais do que uma maneira de gastar energias e de garantir uma boa saúde e condição física. É um jeito de fazê-los se confrontar com as vitórias e as derrotas, a oportunidade de fazer amigos e de ter momentos inesquecíveis. Enfim, o esporte é a escola da vida!

 

O melhor esporte para as crianças

Ao contrário do que acontecia há alguns anos, cada vez menos se escolhe o esporte pelo sexo da criança. Por mais que ainda que exista uma tendência natural de que as meninas escolham ginástica, e os meninos, o futebol, tudo está mudando, e tanto os meninos como as meninas já compartilham todos os esportes.

A escolha de um esporte para as crianças é uma tarefa que se deve fazer em conjunto, entre filho e pais. É necessário, sobretudo, respeitar o gosto e o interesse dos pequenos, e nunca obrigá-los que façam algo que não gostam.

 

Esportes para crianças de três a cinco anos

Crianças entre 3 e 5 anos não devem fazer mais de três ou quatro horas de exercícios físicos por semana. Em todo caso, é essencial perguntar a opinião do pediatra sobre o esporte que convém ao seu filho. Nessa idade, o melhor esporte que as crianças podem praticar é a natação. Através da natação, as crianças podem trabalhar todos os aspectos importantes no desenvolvimento, como são a coordenação, a resistência, a disciplina e a relação entre o esforço e o resultado.

 

Esportes para crianças de cinco a sete anos

Entre cinco e sete anos, o ideal é que a criança realize vários e diferentes esportes para descobrir o que gosta realmente. O esporte que praticam nessa idade, pode dar-lhes uma base grande de diferentes capacidades. O ideal seria que praticassem um esporte individual e outro coletivo. O individual poderia ser a natação, a ginástica desportiva ou as artes marciais (Tae-Kwon-Do, Judô) e os coletivos seriam os típicos, como o futebol, por exemplo.

 

Esportes para crianças com mais de oito anos

Nessa idade, a pergunta é se a criança precisa de um esporte só para se divertir ou se a ideia é fazer dela um desportista de competição. A escolha deve ser feita pensando no fato que um esporte de competição necessita de uma dedicação maior. A escola de competição exige assistência e apoio máximos, como alimentação e horários adequados.

 

esporte para criançasEscolher o melhor esporte para as crianças exige que se conheça seus gostos, suas capacidades corporais, possibilidades, seu caráter e suas necessidades:

1) Para crianças com boa coordenação motora, os esportes coletivos podem ser uma boa opção, como o voleibol, o basquetebol, o futebol, handebol.

2) Crianças muito nervosas ou inquietas, com falta de concentração, mas trabalhadoras quando motivadas, melhor que optem pelo atletismo ou a natação.

3) Para crianças perfeccionistas, com autocontrole e com capacidade de sofrimento, o melhor são os esportes individuais como a ginástica desportiva, o tênis ou as artes marciais.

4) Crianças fortes e com boa forma física podem optar por esportes com riscos de lesões como o boxe e o rugby.

5) As crianças muito ágeis podem ter êxito em qualquer tipo de esporte.

Antes de tomar uma decisão, é muito importante solicitar a orientação do professor/treinador, além de consultar o pediatra do seu filho. Eles saberão avaliar melhor sobre qual o esporte ideal para cada menino ou menina.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

9 Dicas para encontrar o esporte ideal

Nada de competição! Exercício físico para crianças tem que ser na hora certa

Saiba mais sobre o Handebol: um esporte de força

Como fazer atividade física em casa

Como evitar náuseas durante exercícios físicos

Queime calorias voltando a ser criança: 9 atividades físicas da infância que funcionam como um ótimo treino

Conheça as vantagens da natação para os bebês